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Consumidores da geração Z exigem práticas diferentes das marcas

De Administrador SH
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Presença digital, rápido atendimento e valores bem definidos fazem parte das estratégias para conquistar os shoppers desse perfil

Quem nasceu entre os anos 1990 e 2010 está incluído na Geração Z. Esses consumidores têm contato, desde pequenos, com tecnologia e internet, sendo os primeiros nativos digitais. Por crescerem em um cenário cada vez mais conectado e com fácil acesso à informação, os membros dessa geração possuem um novo padrão de experiências altíssimo.

Assim, a transformação digital é uma aliada indispensável na missão de conquistar este perfil. “As empresas devem se adaptar às necessidades e expectativas dos clientes mais jovens, por meio da presença digital e foco na experiência baseada em valores”, afirma Ronald Ronald Bragarbyk, country manager da CM.com.

Nesse cenário, é importante que as marcas estejam sempre atualizadas e que conheçam seu público-alvo. Por isso, listamos algumas dicas valiosas que podem ajudar nesta missão.

Atendimento rápido

A pressa e a independência são duas características inerentes a esta geração que, para escolher uma empresa, estes consumidores levam em consideração as informações disponíveis acerca do produto, além do tempo de resposta ao buscar atendimento. Dessa forma, investir em serviços de inteligência artificial conversacional pode ser a solução para garantir agilidade durante esta etapa. É possível criar chatbots de conversação inteligentes e individualizados, disponíveis 24 horas com base em perguntas, respostas e diálogos, de maneira a aprimorar ainda mais a experiência do consumidor.

Conexão emocional

Outro fator decisivo para esta geração é a identidade e posicionamento das marcas em seus canais de comunicação, pois eles buscam se conectar emocionalmente com marcas que se alinhem ao seu estilo de vida e tenham missão, visão e valores bem delineados. Por isso, é muito importante que as equipes sejam treinadas para compreender a identidade da empresa e sejam capazes de transmitir tudo isso durante o atendimento.

Além dos quesitos operacionais durante as fases de serviço e suporte, o perfil deste consumidor valoriza empresas que criam comunidades em suas redes sociais, como o Instagram. O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que busca engajar o público-alvo por meio da criação de conteúdo relevante em formatos como textos, imagens, vídeos, ebooks e etc. Ronald completa que “Philip Kotler, grande estudioso de Marketing & Comunicação, afirma que este consumidor não quer apenas realizar uma compra, mas sim uma experiência, na qual possa adquirir os produtos, serviços e valores da marca.”

Perfil do futuro

A Geração Z é uma fonte de possibilidades que se torna cada vez mais influente no mercado. Se por um lado, representa um desafio para as marcas se alinharem às suas expectativas, por outro, ao ser conquistada, se torna um cliente fiel e engajado. É necessário que as empresas estejam preparadas para atender este perfil, através de experiências únicas e personalizadas, mesclando tecnologia com o fator humano.

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