Home SeçõesESG Consumidores abraçam projetos de reciclagem do varejo

Consumidores abraçam projetos de reciclagem do varejo

De Administrador SH
0 Comente

Supermercados estão, cada vez mais, ampliando a sua importância na coleta de materiais recicláveis

No início de abril, SuperHiper noticiou que, dentre as dez redes de varejo que mais coletam lâmpadas para reciclagem, sete bandeiras são do varejo alimentar, de acordo com a Reciclus, associação que faz a gestão da logística reversa. Agora, um novo balanço, dessa vez do mercado de vidros, mostra que, se o consumidor tem ao seu alcance alternativas para destinar corretamente materiais recicláveis, ele aproveita essa oportunidade. 

A parceria da rede Minuto Pão de Açúcar com a startup Green Mining e a Cervejaria Ambev, por exemplo, implantada em março de 2020, já reciclou 23,7 toneladas de vidro. Os itens foram coletados a partir do descarte dos clientes do Minuto Pão de Açúcar em 23 unidades da rede na cidade de São Paulo que contam com coletores exclusivos para essa finalidade. Por conta da aderência da iniciativa, o Minuto Pão de Açúcar estuda expandir o projeto para, pelo menos, mais de 20 unidades na capital paulista ainda em 2021.

A parceria consiste na disponibilização de pontos coletores exclusivos para o descarte de vidro nas lojas – podem ser garrafas, potes, copos e outros objetos, desde que estejam limpos e secos. Quando os coletores estão cheios, os resíduos são recolhidos pelos coletores da Green Mining, que utilizam triciclos para evitar a emissão de CO2, levando o material até um ponto de concentração (Hub). Quando se atinge um certo volume, o vidro é levado direto à fábrica da Cervejaria Ambev, localizada no Rio de Janeiro, devolvendo o material à cadeia produtiva da empresa.

A iniciativa está alinhada ao eixo de Consumo e Oferta Consciente da estratégia de Sustentabilidade do GPA, grupo ao qual o Minuto Pão de Açúcar faz parte. A companhia oferece programas de descarte correto de resíduos de seus clientes, incentivando a conscientização e minimizando os impactos ambientais de suas atitudes.

Leia Também

Super atualizada. Hiper Conectada

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

Sobre

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Siga-nos

@2024 – SuperHiper. Todos os direitos reservados.