Por Renato Müller
Nos últimos três anos, os consumidores espanhóis passaram a ir mais aos supermercados, mas distribuíram suas compras em mais locais. Isso representa uma mudança estrutural no comportamento de consumo que vem se acentuando com o aumento da inflação em toda a Europa.
De acordo com Mayte González, diretora de analytics da Numerator Worldpanel, cada ida ao supermercado dura menos tempo, mas as compras são feitas com mais frequência. “Isso acontece pela necessidade de controlar mais de perto o orçamento, aproveitar descontos e promoções ou para completar a cesta com produtos pontuais, especialmente os de marca própria”, afirma.
De acordo com dados da consultoria, entre 2022 e 2025 a frequência média de compras aumentou 9,1% nos supermercados espanhóis e o número de redes visitadas subiu de 5,7 para 6,1. Pouco mais de metade dos entrevistados visita várias lojas para aproveitar os melhores preços, enquanto 68% afirmam estar controlando mais de perto seus gastos.
Para a Numerator Worldpanel, a busca por economia e conveniência traz um perdedor claro: as lojas especializadas, como açougues, peixarias e frutarias. Por outro lado, redes de supermercados e de desconto se beneficiam, tendo ganho 9,5% e 10% mais visitas, respectivamente.
A frequência aumenta em todos os perfis de público, com destaque para os mais jovens e os mais velhos – e cestas pequenas, com menos de 10 itens, respondem por 90% do aumento de fluxo nas lojas. Além disso, a maior fragmentação dos gastos faz com que 30% das jornadas de compra combinem duas ou mais cestas em um mesmo dia.