O Grupo Zaffari se prepara para inaugurar uma nova unidade de supermercado no seu mais novo shopping, em Porto Alegre, o Bourbon Carlos Gomes. Trata-se de um complexo multiuso com torres comerciais que busca ser um polo para o varejo físico e gastronômico na capital gaúcha. A fim de atrair os públicos A e B+, a loja de varejo alimentar da rede terá diferenciais: será mais compacta e com foco em conveniência. A previsão é que o empreendimento e o supermercado abram as portas na primeira quinzena de outubro.
Os revestimentos da loja são em tons de marrom, com uso de metal, acabamentos em concreto e madeira. O teto, de forma inédita, expõe tubulações da infraestrutura. Azulejos brancos estão nas áreas da pizzaria, da padaria, da fiambreria e do açougue.
Um dos atrativos vai ser o balcão com pizza assada e pronta para viagem. Forno com equipamento importado foi montado na estrutura, junto à padaria e à fiambreria. Os testes da produção da “pizzaria” já começaram e a promessa é oferecer aos clientes cardápio e a elaboração com qualidade, acima a da média que se costuma ter em autosserviço, como supermercado.
A adega ocupa uma área bem considerável, no lado oposto ao da pizzaria e do hortifrúti. Em contrapartida, as bancas de frutas e verduras estão bem na entrada da loja, à esquerda dos caixas, para quem acessa a loja. O setor será bem menor comparado a outras filiais. O espaço da área refrigerada para carnes, pescados e laticínios ocupa toda a parede do fundo da operação. No entanto, ainda que as carnes prometam compor um dos fortes do novo espaço, o açougue também terá área reduzida, assim como a seção de materiais de limpeza.
Estabelecimentos mais compactos, porém, com mais serviços diferenciados voltados ao conceito de food service compõem uma tendência que já é realidade nos Estados Unidos e no próprio Rio Grande do Sul. A rede Whole Foods (da Amazon) vem abrindo unidades menores e focadas em conveniência. Isso também tem sido explorado por outro grupo gaúcho, o Asun, com unidades na capital (Pontal Shopping) e no litoral gaúchos.
Esse novo desenho está em sintonia com o público-alvo e a proposta do estabelecimento que não está voltado a compras de maior volume ou mensais, mas às demandas menores e pontuais do dia a dia.
Fonte: Coluna Minuto Varejo/ Jornal do Comércio