Uma das palestras mais esperadas, a vice-presidente sênior e diretora de operações do Walmart Technology fez algumas reflexões a respeito do uso da inteligência artificial e o novo varejo adaptável
Esse foi um dos temas mais esperados da NRF 2024 e foi abordado no painel intitulado “Reinventando o Varejo para a Geração de IA”, com a palestra da Vice-Presidente Sênior e Diretora de Operações da Walmart Technology, Anshu Bhardwaj. Segundo a VP, a inteligência artificial está permitindo que o Walmart se torne um varejista adaptativo, deixando de ser apenas omnicanal.
De acordo com Anshu, “um varejista adaptativo é capaz de alcançar os clientes no exato momento em que eles desejam e da forma como desejam”. Isso, de fato, é um próximo passo importante para o varejo alimentar. Ela citou o exemplo do “Text to Shop do Walmart“, que permite aos clientes enviar mensagens de texto com os itens que desejam comprar em suas lojas locais ou no website, facilitando a reorganização dos produtos para retirada, entrega ou envio.
Outro exemplo mencionado foi o uso da IA generativa para ajudar os clientes a pesquisar produtos de acordo com suas necessidades específicas. Se alguém deseja planejar uma festa, por exemplo, o aplicativo ou o website do Walmart apresentará categorias de produtos relevantes para o tema escolhido.
Além disso, Anshu demonstrou como esses recursos também podem ser aplicados em pequenos varejistas e trouxe algumas reflexões importantes:
- A inteligência artificial não opera sozinha, ela precisa ser alimentada com informações para funcionar da melhor maneira possível.
- A tecnologia está aqui para ajudar as pessoas, não substituí-las. Ela serve como um suporte aos clientes em tarefas que eles não conseguem fazer sozinhos ou que podem fazer de forma mais eficiente com a IA.
- Sistemas modernos são essenciais. A integração de diferentes sistemas, por meio de um sistema único e abrangente, torna os dados mais precisos e as informações mais fluidas e rápidas.
- A IA auxilia o varejo a se adaptar às necessidades dos consumidores, direcionando exatamente o que eles precisam. Um exemplo disso é a busca na barra de pesquisa do website, que se torna mais precisa quando utiliza a inteligência artificial.
- Com a IA, é possível antecipar a próxima ação do consumidor, reduzindo o tempo gasto em busca e apresentando produtos que os clientes talvez nem conhecessem.
- É necessário ter cautela e cuidado ao lidar com os dados dos clientes.
- O custo da implementação da IA deve ser eficiente e de fácil execução. Comece resolvendo os problemas do seu negócio, como estoque e precificação.
Com informações da diretora comercial do grupo de serviços financeiros DM, Ariane Bete, direto da NRF´24 Retail´s Big Show
Foto: NRF – Jason Dixson Photograph