Home SeçõesConsumidor Como será o consumidor de amanhã?

Como será o consumidor de amanhã?

Um relatório realizado pela Kroger mostra que eles serão etnicamente diversos

De Edevaldo Figueiredo
0 Comentário

O shopper do futuro será mais velho, de diferentes etnias, e provavelmente viverá em uma família composta por poucas pessoas ou de várias gerações, de acordo com o relatório publicado no início de junho pela Kroger. Estes e outros fatores terão impacto direto nas compras, incluindo o que os consumidores compram e como fazem, de acordo com o relatório.

“Durante a próxima década, a diversificação da riqueza do consumo, da etnia, da dinâmica familiar e de muitos outros fatores terá um efeito substancial nos desejos e necessidades do consumidor médio”, observou o relatório. “As mudanças demográficas projetadas e os sinais de compra de alimentos fornecem um ponto de partida para ajudar as marcas a manterem a relevância e impulsionar o crescimento contínuo hoje e no futuro”.

Segundo o relatório, a estimativa é de que:

  • O número de pessoas com mais de 65 anos superará o número de crianças com menos de 18 anos em 2034.
  • Prevê-se que a desigualdade de rendimentos aumente nos próximos anos, o que exercerá uma pressão descendente sobre o crescimento económico.
  • Haverá um crescimento de familiares multigeracionais.
  • A renda da Geração Z aumentará para US$ 33 trilhões até 2030 e ultrapassará a da geração Y até 2031.

Esta mudança terá impacto sobre a forma como os consumidores compram, e, embora estas mudanças sejam impossíveis de prever, o relatório divulgou uma análise dos produtos adquiridos com mais frequência e dos produtos adquiridos com menos frequência por geração.

Leia mais:

Segundo o estudo, a Geração Z consome com mais frequência biscoitos, alimentos asiáticos refrigerados, queijo processado, pipoca e cremes de café. E consomem menos ovos orgânicos, frutos do mar, linguiça e carne bovina.

“Opções de lanches rápidos e práticos, como biscoitos, produtos assados e pipoca, são populares entre esta geração, que pode mudar à medida que envelhecem”, observou o relatório.

Já os Millennials, compram mais salgadinhos, pães, laticínios, queijo in natura e frutas. E consomem com menos frequência molho feito com ingredientes naturais e sucos congelados.

A Geração X compra com mais frequência salgadinhos (snacks), pães assados, produtos lácteos, queijo in natura e refrigerantes. Mas consomem menos molhos, sucos congelados e produtos para pets.

Muitas das compras mais frequentes dos millennials refletem as dos consumidores da Geração X, “sugerindo uma oportunidade para as marcas destacarem produtos complementares ou sabores adicionais para snacks, pão e leite”, afirmou o relatório.

“Eles também compartilham pontos em comum nas categorias menos compradas, apontando para uma oportunidade de inovação ou de diversificação de portfólios de produtos para melhor repercutir na Geração X e na Geração Y”, acrescentou o relatório.

O relatório também observou que a Geração Z, a geração mais jovem estudada, divergia das outras na forma como compram. Eles são mais propensos a comprar on-line e têm o maior índice de gastos com serviços de coleta. “Os compradores da Geração Z têm a maior taxa de gastos em serviços de compra on-line para retirada em comparação com outras gerações, ressaltando a importância dos pontos de contato digitais para influenciar as decisões de compra”, disse o relatório.

Os compradores da Geração Z gastam 2,6 vezes mais por viagem quando compram online para retirada, em comparação com compras na loja.

Fonte: Supermarket News

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada