Associação Comercial de SP traça a curva ascendente em comparação ao mesmo período de 2021
Beneficiado pelo ritmo mais acelerado da economia, pela melhora dos indicadores de emprego e ocupação, pela injeção de recursos e auxílios extras na economia, o varejo paulistano encerrou setembro sob avanço de 3%, comparado com igual mês do ano passado.
É o que revela o Balanço de Vendas, elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP) com base em amostra da Boa Vista.
Por outro lado, o indicador registrou retração de 6,7%, frente a agosto deste ano. “O Dia dos Pais e a maior quantidade de dias úteis em agosto, quando comparado com setembro, explicam essa queda”, pondera o economista da ACSP, Marcel Solimeo.
O economista ainda comenta que o resultado de outubro diferirá e fechará com saldo positivo. “Nossa pesquisa de intenção de compras de presentes para o Dia das Crianças indica maior disposição dos consumidores para gastar esse ano”, afirma.
Solimeo também projeta aumento de 5% nas vendas no Dia das Crianças deste ano. O resultado será possível, segundo explicou, pela venda de presentes tradicionais e de menor valor como, por exemplo, roupas, calçados, acessórios, bolas, bonecas e carrinho. “É uma forma de driblar das taxas e juros em produtos de maior valor, mas ainda assim agradar os pequenos”, finaliza.