A Comercial Zaffari e o Stok Center lançaram na última semana o Elos, seu novo programa de inclusão de pessoas com deficiência. A iniciativa integra um dos pilares de fortalecimento do Mosaico, programa de diversidade e inclusão da empresa, e representa um compromisso de promover a inclusão genuína de forma regionalizada em todas as unidades da rede.
O nome Elos foi escolhido para simbolizar conexão, força e união. “De forma colaborativa e coletiva pensamos no nome Elos para representar aquilo que gostaríamos de transmitir, que é a via de mão dupla, dois elos se conectando”, explica a psicóloga e uma das responsáveis pelo projeto, Stefani Girardello.
Segundo a coordenadora de atração e seleção de Recursos Humanos, Cláudia Picolotto, a ideia é trazer um olhar para a pluralidade e um convite à reflexão cultural, reforçando ainda mais na cultura interna da empresa a importância da inserção da pessoa com deficiência.
Inclusão ampliada
A proposta do Elos é ir além do que determina a legislação, que estabelece que 5% do quadro de colaboradores seja composto por pessoas com deficiência. “Queremos promover uma inclusão natural, humana e contínua, que ultrapasse o simples cumprimento da lei. Nossas lojas já tinham uma atuação forte nesse sentido, e agora com o Elos buscamos fortalecer ainda mais esse movimento”, destaca Stefani.
Esse fortalecimento será feito por meio de quatro pilares principais: engajamento e desenvolvimento de lideranças com o tema, atratividade e retenção de pessoas, valorização e clima e a sensibilização das equipes. Além disso, o foco também estará na regionalização do projeto, uma vez que a rede tem unidades em mais de 30 cidades no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. “Temos nossa matriz em Passo Fundo (RS), mas cada local é único e isso precisa ser levando em conta. A ideia é chegar a todas as lojas, incluindo nosso centro de distribuição (CD) e o centro administrativo”, explica Stefani.

Parcerias estratégicas
Durante o lançamento também foi anunciada a parceria do Elos com instituições como a APAE e o INSS, este último com foco em direcionar pessoas reabilitadas que buscam reinserção e readaptação ao mercado de trabalho após acidentes ou afastamentos.
Para a coordenadora da Política de Assistência Social da APAE de Passo Fundo, Brenda Natallie, iniciativas como essa demonstram compromisso genuíno com a inclusão e fortalecem o protagonismo das pessoas com deficiência. “Ao criar oportunidades de trabalho qualificado, acessível e apoiado, a Comercial Zaffari/Stok Center contribui para que pessoas com deficiência intelectual, múltipla e TEA (Transtorno do Espectro Autista) possam construir autonomia, protagonismo e pertencimento social”. E acrescenta. “Isso alcança as famílias, que passam a enxergar novas possibilidades para seus filhos, e impacta os colegas, que convivem com a diversidade e ampliam sua visão de mundo.”
Essa aproximação com as instituições já tem proporcionado ações práticas, como o job rotation realizado nas lojas do Stok Center, no qual alunos da APAE vivenciam a rotina da loja, conhecem os setores, horários e dinâmicas e avaliam se se sentiriam bem trabalhando naquele ambiente.
Além da experiência em loja, a rede também mantém contato direto com as famílias desses colaboradores, um dos diferenciais do programa é justamente o trabalho próximo aos familiares. “Muitas vezes, a família tem receio de que a pessoa com deficiência não consiga se adaptar à empresa. Nossa equipe faz esse contato para conhecer a realidade de cada caso e apresentar as possibilidades para que todos se sintam seguros”, explica uma das responsáveis pelo programa, Cláudia.
Com ações previstas para todo o ano de 2026, o Elos pretende promover uma atuação direta e transformadora na diversidade e inclusão dentro da Comercial Zaffari e Stok Center.