<< Voltar pra Home

ABRAS



Começa o Programa de Governança Familiar e Corporativa da ABRAS

24 de junho de 2021
 - 
16:30
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Começa o Programa de Governança Familiar e Corporativa da ABRAS”

Conteúdo é fornecido pela Escola Nacional de Supermercados para famílias empresárias do setor supermercadista brasileiro, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento e a perenidade das empresas familiares

Com mais de duas décadas de tradição no ensino de milhares de profissionais do autosserviço nacional, a Escola Nacional de Supermercados (ENS), plataforma de capacitação da ABRAS, iniciou nesta quinta-feira (24) mais um inovador projeto.

Trata-se do Programa de Governança Familiar e Corporativa para Famílias Empresárias do Setor Supermercadista Brasileiro (PGFC), que compreende um amplo conteúdo desenvolvido para o núcleo da família empresária, ou seja, para os responsáveis pelas decisões indelegáveis e pela perpetuação do negócio.

O programa, que está sendo aplicado na sede da Associação Paulista de Supermercados, foi criado com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de empresas familiares, por meio do auxílio a seus membros na construção de um futuro que garanta a perenidade do negócio, bem como preservar o patrimônio e a harmonia das relações. Por seu caráter imersivo e exclusivo, o projeto foi concebido para atender a um seleto grupo de 30 gestores de empresas varejistas por edição.

Por meio de casos, conferências e temas próprios para empresas familiares do setor supermercadista, os participantes irão desenvolver conhecimentos, competências e atitudes necessárias para as suas realidades. Os desafios, anseios e necessidades concretas de empresas familiares moldaram a estruturação deste programa, desde os temas até os métodos que serão usados. Todo o conteúdo será aplicado por um corpo docente de especialistas em estratégias e gestão corporativa.

O PGFC é composto por quatro módulos intensivos mensais, com dois dias cada. São eles: A Família Empresária; Governança Familiar; Governança Corporativa e Governança Patrimonial. Em comum, eles visam educar, qualificar e preparar sucessores familiares para o conselho de família, de administração e o conselho de sócios — meta que é proporcionada pelos seguintes objetivos específicos de cada módulo:

A FAMÍLIA EMPRESÁRIA

·         Compreender sobre a identidade, realidade, complexidade e particularidades do universo das famílias empresárias.

·         Estabelecer os fundamentos e premissas sobre a dinâmica das famílias empresárias para implementação da governança familiar.

GOVERNANÇA FAMILIAR

·         Conscientizar-se sobre a importância dos valores, cultura e legado familiar.

·         Valorizar as boas relações, comunicação, bem estar e união familiar.

·         Entender a relação de patrimônio afetivo e financeiro.

·         Assimilar o valor da reputação, filantropia e impacto social.

GOVERNANÇA CORPORATIVA

·         Compreender os papéis e responsabilidades dos conselhos de administração.

·         Conciliar a agenda de empreendedorismo e inovação com os negócios atuais.

·         Compreender os papéis e responsabilidades dos conselhos de administração.

GOVERNANÇA PATRIMONIAL

·         Preservar e crescer o patrimônio.

·         Solucionar engenharia jurídico-societária e de planejamento tributário.

·         Estruturar a gestão profissional do patrimônio (Family Office).


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Cencosud Brasil: venda líquida de R$ 2,5 bi no 1T24 supera projeções

Nos últimos nove meses, empresa entregou sete novas lojas, um marco na história de toda a sua operação A Cencosud…
Image

Carrinho de Supermercado: qual é o seu modelo preferido?

Do mais simples ao tecnológico, esses equipamentos são essenciais para a experiência do cliente na loja Seja equipado com cadeirinha…
Image

Robô Atendente chega na Rede Supermarket e faz sucesso entre os clientes

Equipado com IA, Robs consolida busca por inovação e ajuda consumidores durante as compras A loja recém-inaugurada da Rede Supermarket…
Image

Campanha “Tá na sua vida, tá no Tenda” é lançada em diversas plataformas

“Este filme mostra como humanizamos a nossa marca para se conectar emocionalmente com os nossos clientes”, diz Gustavo Delamanha, diretor…