Início » Seção » Combate ao desperdício já salvou 3 mil toneladas de alimentos, aponta relatório

Combate ao desperdício já salvou 3 mil toneladas de alimentos, aponta relatório

Supermercadistas são reconhecidos por transformar alimentos que seriam descartados em oportunidades de consumo consciente

De Redação SuperHiper
0 Comentários

Em evento realizado no dia 20 de janeiro, em São Paulo, a Food To Save apresentou seu Relatório de Impacto, que reúne os principais resultados gerados pela plataforma e reconhece os estabelecimentos que mais contribuíram para transformar alimentos que seriam descartados em oportunidades de consumo consciente.

Aplicativo líder no combate ao desperdício de alimentos no Brasil, a Food To Save atua conectando estabelecimentos e consumidores em torno de soluções que dão um novo destino a produtos fora do padrão comercial, mas próprios para consumo.

De acordo com o levantamento, em 2025 a plataforma ajudou a salvar mais de 3 mil toneladas de alimentos, evitando a emissão de mais de 2.900 toneladas de CO₂. No total, as iniciativas geraram R$ 31 milhões em receita incremental para os parceiros comerciais.

“O desperdício de alimentos é um problema urgente. Um terço de tudo o que produzimos no Brasil é perdido, gerando um impacto anual de R$ 61,3 bilhões — o equivalente a 3% do PIB. Nosso papel é transformar esse cenário em oportunidades reais de consumo consciente e resultados financeiros para empresas e consumidores”, afirma Lucas Infante, CEO da Food To Save.

Durante o evento, Infante e o presidente da ABRAS, João Galassi, homenagearam quatro redes supermercadistas que se destacaram na redução do desperdício de alimentos, ao dar uma nova destinação a produtos que seriam descartados:

  • Angeloni – 61.046 Sacolas Surpresa; 61 toneladas de alimentos salvas; 152 toneladas de CO₂ economizadas;
  • GPA – 233.752 Sacolas Surpresa; 233 toneladas de alimentos salvas; 584 toneladas de CO₂ evitadas;
  • Grupo Supernosso – 144.849 Sacolas Surpresa; 144 toneladas de alimentos salvas; 362 toneladas de CO₂ economizadas;
  • St Marche – 72.434 Sacolas Surpresa; 72 toneladas de alimentos salvas; 181 toneladas de CO₂ deixaram de ser emitidas.

Além disso, Galassi foi homenageado por sua atuação consistente na transformação do varejo alimentar. Segundo Infante, o executivo foi um facilitador estratégico para a entrada da Food To Save no setor supermercadista. Em seu discurso de agradecimento, Galassi elogiou o trabalho da empresa e reforçou a importância do apoio à campanha Best Before.

Lucas Infante, CEO da Food To Save. Foto: Divulgação

Leia Também