Início » Seção » Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país

Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país

Iniciativa implantada há mais de 15 anos, fortalece a segurança dos alimentos, a sustentabilidade e a conformidade na cadeia de FLV

De Redação SuperHiper
0 Comentários

Por Marcio Milan, vice-presidente da ABRAS

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), por meio do Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos – RAMA, promove a segurança dos alimentos, a sustentabilidade e a conformidade na cadeia de frutas, verduras e legumes (FLV).

Há mais de uma década, o RAMA permite ao varejo acompanhar a trajetória dos produtos do campo ao ponto de venda. De adesão voluntária e cobertura coletiva, a iniciativa é reconhecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e consolidou-se como referência nacional em rastreabilidade e controle de defensivos agrícolas.

Nesse contexto, os supermercados, além de garantirem o abastecimento dos lares, trabalham de forma preventiva para assegurar a qualidade e a segurança dos alimentos expostos nas gôndolas. Essa atuação reflete o compromisso social do setor, a proteção dos consumidores e a preservação do meio ambiente.

Por meio do programa RAMA, os fornecedores são incentivados a aprimorar seus processos produtivos para que os produtos cheguem à mesa de milhões de brasileiros com qualidade, segurança e em conformidade com as normas legais.

Entre os principais pilares do Programa estão a rastreabilidade — que permite identificar a origem e o caminho percorrido pelos produtos — e o monitoramento do uso de defensivos agrícolas, realizado de forma técnica e contínua para verificar a conformidade com os limites e regulamentações estabelecidos pelos órgãos competentes.

Segundo o vice-presidente da ABRAS, Márcio Milan, o programa gera benefícios para toda a cadeia produtiva. “Para quem comercializa, os processos tornam-se mais eficientes. Para o consumidor, há a tranquilidade de saber que o alimento foi produzido seguindo boas práticas agrícolas e não coloca a saúde em risco.”

Os resultados do programa são visíveis no dia a dia das lojas, que recebem milhares de toneladas de vegetais frescos, tanto para o abastecimento doméstico quanto para clientes institucionais — como restaurantes, hotéis e lanchonetes.

Leia Também