Com produtos de qualidade, rede projeta elevar participação da MP para 10% até 2026
Com o lançamento de 37 produtos da linha Enxuto Origem, o Enxuto Supermercados dá a largada para o crescimento de sua recém-lançada marca própria que chega às 24 lojas da rede ainda neste mês.
Com 58 anos de história, o Enxuto lança duas linhas da marca própria, o “Enxuto Origem” e o “Enxuto Desde 1963”. Enquanto a linha “Desde 1963” engloba os itens de mercearia, bebidas, higiene e limpeza, a linha “Origem” contempla os setores de açougue, peixaria, padaria, rotisserie, pratos prontos e FLV (frutas, legumes e verduras). A previsão é de que até dezembro, mais de 100 novos itens cheguem às prateleiras com lançamentos mensais de novos produtos da marca própria do Enxuto.
De acordo com Waldir Bueno de Godoy Junior, Diretor de Inteligência Comercial e Marca Própria do Enxuto, o desenvolvimento e escolha dos fornecedores foi norteado pela inovação e qualidade dos produtos que tem de ser compatível com o que o cliente do Enxuto busca. A padaria e confeitaria e a rotisseria do Enxuto serão dois dos departamentos mais impactados pela chegada da marca própria.
“Na Padaria e Confeitaria entramos com pães de fermentação natural e novas receitas de bolos e docinhos artesanais. Na Rotisseria, todas as nossas principais receitas passarão por um processo de adaptação e até o final de abril deste ano deixaremos de utilizar ingredientes prontos. Por exemplo, nossos molhos que antes comprávamos da indústria, agora serão produzidos a partir de ingredientes frescos como tomate pelado e preparados de maneira artesanal dentro da nossa casa. Além disso, entraremos com novas receitas que terão textura, sabores e combinações que deixarão nossos clientes apaixonados. Todas as nossas receitas são exclusivas do Enxuto e são executadas pelo chef da casa para garantir a experiência que queremos entregar aos clientes. A meta é que até o início de 2023 todas as nossas lojas contem com todos os produtos lançados até então”, explica Waldir Bueno de Godoy Junior, Diretor de Inteligência Comercial e Marca Própria do Enxuto.
Quanto à qualidade, o Enxuto investiu para que os produtos passem por um rigoroso processo de desenvolvimento até estarem aptos para lançamento, pois acreditam que a qualidade e a inovação são aspectos que garantem a recompra e que, por consequência, um aumento da participação da Marca Própria na rede. A meta de participação até 2026 é de 10%.
Ainda de acordo com o executivo, todo o processo de seleção de fornecedores é baseado na qualidade que o produto final terá. A seleção de parceiros é criteriosa e são feitas vistorias e auditorias periódicas em todos os fornecedores dos produtos industrializados e as unidades produtoras de alimentos e similares devem atender aos critérios dos selos Boas Práticas de Fabricação e Controle de Riscos Alimentares.
“O custo do produto é importante, com certeza temos que entregar aos nossos consumidores um produto acessível, porém não entregaremos o preço acessível a qualquer custo, existem premissas que o fornecedor e o produto devem cumprir para levar a nossa marca e estas premissas são inegociáveis”, completa.
Pesquisa mostra setor aquecido
A marca própria do Enxuto chega em um momento em que o setor está aquecido. Conforme uma pesquisa realizada pela Horus, empresa de inteligência de marcado que monitora mais de 35 milhões de notas ficais todos os meses, o interesse do shopper pelas marcas próprias vem crescendo consistentemente e é cada vez maior a incidência de produtos nas cestas de compras saltando de 3,1% em janeiro para 4,6% em setembro de 2021. Também em setembro do ano passado, o ticket médio de marcas próprias de redes de supermercados foi 23% maior em relação às tradicionais e a média de itens 18% maior. Um dos principais atrativos das marcas próprias em relação às tradicionais é o preço competitivo, um bom exemplo é o preço do molho de tomate de marca própria que em setembro do ano passado, ficou em média 38% mais baixo do que de marcas tradicionais.
Sobre o Enxuto
Com 58 anos de existência, o grupo supermercadista Enxuto já é conhecido no interior do estado de São Paulo e conta com seis lojas no modelo supermercado espalhadas pela região de Campinas, Cosmópolis, Limeira, Piracicaba e Rio Claro e chega a vigésima no segmento de superproximidade e todas ainda atendem o serviço Enxuto Drive (Clique & Retire) em que o cliente compra online e retira no drive-thru sem nem precisar sair do carro.
A história da rede Enxuto teve início com o empreendedor, João Batista Gonçalves, em 1963. Ao chegar em Campinas, Gonçalves decidiu revender arroz, que ele comprava a granel, ensacado como “Arroz Enxuto”. Com o sucesso de vendas do produto, abriu um pequeno comércio, que vendia cerca de 100 produtos “secos e molhados”. Em seis anos, o pequeno negócio se tornou um supermercado e mais de 50 anos depois, uma empresa e marca consolidada na rede varejista do interior de São Paulo. No total, a empresa contabiliza 1,5 mil funcionários e está pronta para expandir operações. “O Enxuto nunca teve a pretensão de ser o maior, mas sim o melhor no que se refere a atendimento ao cliente e qualidade de mercadoria”, costumava dizer João Batista Gonçalves, fundador da rede.