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Com gerenciamento por categoria, PepsiCo amplia vendas do varejo

De Administrador SH
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Estrutura dedicada ao GC vem aperfeiçoando a execução de supermercados e acelerando as vendas de salgadinhos. Confira

*Oferecido por PepsiCo

O GC (Gerenciamento por Categoria) é uma ferramenta que visa o crescimento e desenvolvimento de toda a categoria, produzindo, assim, melhores resultados para o varejo e indústria e entregando maior valor ao shopper.

Esse processo de GC inicia quando o varejo entende que as indústrias detêm maior conhecimento da categoria – estratégia, conhecimento do shopper, execução e drivers de crescimento – e concede o posto de “capitão de categoria” a uma indústria.

A PepsiCo acredita que o GC é uma ferramenta de alta performance para desenvolvimento das categorias e prioriza sempre a parceria vencedora com o varejo.

A companhia conta com uma estrutura de GC com conhecimento técnico dos processos, expertise da categoria, pesquisas frequentes com o shopper e trabalha sempre próximo ao varejista, com imparcialidade e confidencialidade.

O GC da categoria de salgadinhos iniciou em 2019 na PepsiCo e, desde então, tem evoluído a presença e relacionamento em mais de 20 redes com abrangência nacional.

E toda essa evolução com os clientes tem sido reconhecida por eles.
Em 2020, a PepsiCo foi classificada em 6º lugar na pesquisa Advantage em Desenvolvimento de Categoria. No anterior, a empresa estava posicionada na 16ª colocação. O ganho foi de dez posições e isso mostra o quanto os clientes têm valorizado o trabalho feito pelo GC da PepsiCo, além de reconhecerem a empresa como experts da categoria.

GC está estruturado nas seguintes etapas:

§  Conhecimento da categoria e do shopper

§  Geomarketing: uma visão completa do varejo

§  Sortimento: uma análise necessária para assertividade

§  Planograma: seguindo Árvore de Decisão do shopper

§  Execução de Batata Palha: uma nova visão do segmento

§  Execução 360º: a estratégia além do ponto natural

Os ganhos com o Gerenciamento por Categoria nos varejos foram surpreendentes! Vamos conferir alguns deles?

UM SORTIMENTO MAIS ASSERTIVO E RELEVANTE!

Após revisão de sortimento, redução de 10-15% na quantidade de itens e ganho de cobertura Nielsen em mais de 10 pontos percentuais.

UMA EXIBIÇÃO PADRONIZADA E RENTÁVEL!

Racional de exposição alinhado ao shopper e ao mercado, com um aumento de até 10% no R$/KG da categoria e um crescimento de 20% no sellout.

UMA CATEGORIA EM CONSTANTE CRESCIMENTO

Nos varejos em que a PepsiCo executa as etapas de GC, a categoria cresceu +30% e ainda estão em evolução.

BATATA PALHA: UMA NOVA VISÃO DO SEGMENTO

O shopper vê o segmento de Batata Palha como um acompanhamento de refeição e não um snack. Por isso, a empresa sugere que a execução desse segmento seja feita no corredor de molhos, em que há maior correlação por ser também uma categoria planejada. Onde foi feito essa mudança, as vendas aumentaram em 41%.  E, além disso, nessas mesmas lojas a categoria de salgadinhos cresceu também: +12%. Assim, atendemos melhor o shopper, desenvolvemos o segmento de Batata Palha e crescemos a categoria como um todo.

EXECUÇÃO 360º: A ESTRATÉGIA ALÉM DO PONTO NATURAL

A compra de salgadinhos é feita por impulso, ou seja, não é planejada e visibilidade é a maior razão de compra da categoria. Por isso, estar bem exposto em pontos extra e check-out é fundamental. Em 2021, a PepsiCo irá continuar a construir essa parceria vencedora com o varejo através do Gerenciamento por Categoria e, cada vez mais, deseja consolidar uma estratégia para salgadinhos mais incremental e rentável ao varejo!

VAMOS JUNTOS CONSOLIDAR A ESTRATÉGIA DE SALGADINHOS NO PDV?

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