Por Renato Müller
Sem fazer alarde, o Walmart colocou em suas lojas uma forma inusitada de combater furtos nos terminais de self checkout – um “detalhe” operacional que vem causando dor de cabeça para os supermercados em todo o mundo.
Um código de barras invisível, colocado nas embalagens dos produtos das marcas próprias Great Value, permite que os consumidores façam a identificação dos itens em qualquer posição. Uma solução que melhora bastante a experiencia de compra no self checkout e reduz erros de leitura.
Do ponto de vista do combate aos roubos, o código invisível elimina a principal forma de fraude: fingir que está lendo o código. Ao apontar o scanner para o produto, o item é registrado no sistema.
O segredo é uma tecnologia desenvolvida pela Digimarc, parceira do Walmart há alguns anos, que embute códigos de barras invisíveis ao olho humano, mas que podem ser identificados pelos leitores instalados nas máquinas. A tecnologia foi apresentada pela primeira vez na NRF Big Show de 2014 e, desde então, vem sendo aperfeiçoada e testada em projetos-piloto não apenas no Walmart, mas também em redes regionais como a Wegmans e em outros países (como no caso da Rewe na Alemanha).
Segundo a Digimarc, a tecnologia não utiliza tintas especiais ou processos de impressão complexos. Pequenos pontos impressos ao longo da embalagem são lidos por um algoritmo instalado no leitor, que consegue então “ver” o código escondido na embalagem. A tecnologia vai demorar um tempo para se tornar massificada, uma vez que exige um leitor de imagem, em vez de um scanner de códigos convencional.