Home SeçõesInternacional Códigos de barras invisíveis são nova arma contra roubos nos EUA

Códigos de barras invisíveis são nova arma contra roubos nos EUA

Walmart adota tecnologia inovadora nas embalagens de produtos de marca própria para combater fraudes em terminais de autoatendimento

De Edevaldo Figueiredo
0 Comentário

Por Renato Müller

Sem fazer alarde, o Walmart colocou em suas lojas uma forma inusitada de combater furtos nos terminais de self checkout – um “detalhe” operacional que vem causando dor de cabeça para os supermercados em todo o mundo.

Um código de barras invisível, colocado nas embalagens dos produtos das marcas próprias Great Value, permite que os consumidores façam a identificação dos itens em qualquer posição. Uma solução que melhora bastante a experiencia de compra no self checkout e reduz erros de leitura.

Do ponto de vista do combate aos roubos, o código invisível elimina a principal forma de fraude: fingir que está lendo o código. Ao apontar o scanner para o produto, o item é registrado no sistema.

O segredo é uma tecnologia desenvolvida pela Digimarc, parceira do Walmart há alguns anos, que embute códigos de barras invisíveis ao olho humano, mas que podem ser identificados pelos leitores instalados nas máquinas. A tecnologia foi apresentada pela primeira vez na NRF Big Show de 2014 e, desde então, vem sendo aperfeiçoada e testada em projetos-piloto não apenas no Walmart, mas também em redes regionais como a Wegmans e em outros países (como no caso da Rewe na Alemanha).

Segundo a Digimarc, a tecnologia não utiliza tintas especiais ou processos de impressão complexos. Pequenos pontos impressos ao longo da embalagem são lidos por um algoritmo instalado no leitor, que consegue então “ver” o código escondido na embalagem. A tecnologia vai demorar um tempo para se tornar massificada, uma vez que exige um leitor de imagem, em vez de um scanner de códigos convencional.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada