O Grupo Carrefour Brasil acaba de anunciar a nomeação de Claudia Vilhena como Chief Marketing Officer (CMO) da marca Carrefour. A executiva, que já ocupava a posição de CMO do Sam’s Club Brasil e assumiu recentemente a direção da área de Customer Relationship Management/ Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) e Loyalty, passa a liderar também o marketing da bandeira Carrefour, consolidando a estratégia de integração e expansão das duas marcas na operação de varejo.
Com essa mudança, Claudia terá a missão de fortalecer a visão da jornada do cliente. Desde fevereiro de 2023, o marketing da marca Carrefour passou a integrar a diretoria de Desenvolvimento de Vendas e Pricing, e a cadeira de CMO estava temporariamente desocupada. Com a unificação das áreas de marketing das duas marcas, incluindo CRM, sob uma diretoria sênior, o objetivo será oferecer uma comunicação mais personalizada e integrada para o consumidor. A executiva seguirá reportando ao CEO de ambas marcas, José Rafael Vasquez.
“Ao assumir a responsabilidade pelo marketing das marcas Carrefour e Sam’s Club, o foco será integrar as jornadas de consumo, utilizando dados e CRM para oferecer uma comunicação mais assertiva e personalizada, criando uma experiência mais rica aos nossos clientes. Acreditamos que o marketing precisa impactar diretamente a performance das vendas e, com isso, potencializar os negócios”, afirma Claudia.
A executiva também destaca a importância de ver as marcas como partes de um ecossistema único, oferecendo ao consumidor diferentes opções de acordo com suas necessidades. “Você quer economizar? Vai ao Atacadão. Busca um sortimento diferenciado? Carrefour. Clube de compras com exclusividade? Sam’s Club. Essa visão integrada da jornada do consumidor é o que faltava para otimizar as estratégias de marketing e oferecer a melhor experiência para nossos clientes”, explica.
Sob a liderança de Claudia, a companhia continua avançando com o plano de expansão de Carrefour e Sam’s Club, que em 2025 celebrarão os 50 e 30 anos de história no Brasil, respectivamente. A unificação das duas marcas na área de marketing tem o objetivo de ampliar a sinergia e o fortalecimento no mercado, com foco nas características de cada bandeira, além de proporcionar uma comunicação mais eficaz e personalizada, alinhada às necessidades do consumidor brasileiro atualmente.
Antes de sua passagem pelo Grupo Carrefour, Claudia Vilhena teve uma carreira consolidada em empresas como Makro Atacadista, iG, Agência Click, Itaú Unibanco e na escola de negócios Saint Paul, na qual se destacou na área de marketing e relacionamento com o cliente.