As classes D e E foram as únicas a conseguir aumentar o número de categorias compradas no curto prazo: passaram de 38 categorias no segundo trimestre de 2024 para 39 no terceiro. Também apresentaram carrinhos mais diversos. Foram seis cestas ou mais em 50% das ocasiões de compra, contra 42% das classes A e B e 46% da C.
De modo geral, de outubro a dezembro do ano passado, o consumo dentro dos lares brasileiros apresentou uma desaceleração de unidades por viagem (-0,7%), com retomada na frequência de compra (+0,3%), na comparação a igual período do ano anterior.
Ainda é válido destacar que foram as classes que mais incrementou as ocasiões de consumo de café da manhã, com a retomada da refeição em casa, que cresceu 26,1%. Nesse contexto, o café da manhã foi composto principalmente por itens mais básicos, a exemplo de pães artesanais (+25%) e café (+18%), mas também houve crescimento nas categorias de maior valor agregado, como manteiga (+10%) e ovos (+9%).
O estudo avaliou o comportamento de consumo de bens não duráveis, com destaque para alimentos, bebidas, produtos de limpeza e itens de higiene e beleza. Para o terceiro trimestre de 2024, foram consultadas seis regiões metropolitanas dentro do lar: Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). Os dados são do estudo Consumer Insights, da Kantar.