<< Voltar pra Home

Internacional



Cinco tendências em alimentos e bebidas que foram aceleradas pela pandemia

19 de julho de 2021
 - 
22:08
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Cinco tendências em alimentos e bebidas que foram aceleradas pela pandemia”

Da digitalização das compras ao ESG, passando por novos padrões de consumo, veja o que mais se transformou nos últimos quinze meses

Com a sensação de que o pior da pandemia já passou, e que de alguma forma o consumo voltará a padrões mais previsíveis, os supermercados começam a analisar o que foi acelerado, transformado ou derrubado pela Covid-19. Uma análise feita pela empresa americana de consultoria Hartman Group indica 5 aspectos que não serão mais os mesmos nos supermercados de todo o mundo:

A digitalização das vendas de supermercados

Mesmo sendo considerado como varejo essencial, os supermercados foram impactados pela pandemia. A presença do varejo online, que era tímida, foi impulsionada pelo comportamento digital dos consumidores. A busca por opções vistas como mais seguras levou os clientes para o e-commerce: segundo o relatório Food Sourcing in America, 56% dos americanos compraram itens de supermercado online durante o segundo trimestre de 2020, 27% compraram mais alimentos pela internet do que antes da pandemia e 14% passaram a fazer suas compras de supermercados online ou por aplicativos.

Uma nova relação com a comida

Uma das consequências iniciais da pandemia foi a redescoberta da cozinha como um lugar de diversão e relaxamento. Logo no início da crise, dispararam as buscas por receitas na internet e os pedidos de alimentos para preparação em casa. Entretanto, o estudo Eating Occasions 2020 mostra que, com o prolongamento da pandemia, cozinhar em casa deixou de ser tão divertido e se tornou, cada vez mais, uma tarefa. Por isso, os níveis de preparação de refeições começaram a diminuir, com os restaurantes retomando seu papel no consumo – mas agora, com refeições para entrega, e não mais nos salões.

Pequenas distrações diárias

Em meio à pandemia, o consumo de snacks disparou. No mercado americano, o estudo Snacking: Emerging, Evolving and Disrupted indica que 35% dos consumidores consumiram mais petiscos do que no pré-crise. Para 40% dos entrevistados, o momento de “beliscar” um alimento representa uma pausa nas agitações do cotidiano. Resta saber o quanto esses momentos de indulgência diária permanecerão com a volta das pessoas aos escritórios e a normalização da vida.

Crescem alimentos e bebidas funcionais

A pandemia trouxe uma preocupação adicional com a saúde, o que levou as pessoas a refletir sobre seus hábitos de consumo. Como consequência, aumentou o consumo de frutas e verduras, bem como de alimentos funcionais. Nos EUA, segundo o estudo Functional Food & Beverage and Suplements, 55% dos americanos passaram a consumir alimentos e bebidas para tratar ou prevenir uma condição de saúde específica ou para melhorar seu estado físico em geral.

Aumento da preocupação com justiça social, igualdade e comunidade

A pandemia mostrou mais claramente as desigualdades econômicas e sociais, levando a uma reflexão sobre o que cada um pode fazer para melhorar a situação do próximo. Questões relacionadas à diversidade e à igualdade de condições de trabalho também cresceram e geraram ações de apoio às comunidades. Para as empresas, esse movimento cria o desafio de participar das ações de forma genuína, sem dar a entender que se trata de uma ação oportunista. É cada vez mais difícil para uma empresa se manter neutra em relação a questões socioambientais.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Levinho, o Toddynho da caixinha azul com menos açúcares e gorduras

Marca usa nova embalagem para colocar Toddynho Levinho na lembrança dos consumidores e reforçar seus diferenciais nutricionais Toddynho, marca tradicional…
Image

Supermercados Correia diminuem perdas e custos de tesouraria com cofre inteligente

“Trabalhamos com margens apertadas e todo ganho é fundamental”, declarou Vitorino Correa Neto, diretor da rede Em 2023, Vitorino Correa…
Image

Carteira digital CencoPay da Cencosud é lançada no Brasil

Ferramenta disponível para clientes Prezunic permite acúmulo de cashback e utilização do saldo para pagamento de compras na própria rede…
Image

Covabra Supermercados abre 15 vagas de emprego para loja de Limeira (SP)

As oportunidades abertas são para as duas unidades da cidade; currículos devem ser entregues na loja Jardim Aquarius A primeira…