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Cidade nos EUA avança em ideia de supermercados sem fins lucrativos

Em Chicago, estudos mostram que conceito de lojas controladas pela prefeitura pode eliminar “desertos alimentares” na cidade

De Redação SuperHiper
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Por Renato Müller

Os supermercados são o segmento mais dinâmico e importante do varejo em todo o mundo. No Brasil, por exemplo, dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) mostram que mais da metade das 300 maiores empresas do varejo são supermercadistas.

Com tamanha relevância, o setor também tem um impacto social importante, pois oferece acesso a alimentos e outros gêneros de primeira necessidade. Por isso, a ausência de supermercados em uma determinada região pode se tornar uma questão de saúde pública.

Nos Estados Unidos, a presença de “desertos alimentares” (regiões onde não existem supermercados ou outros formatos de varejo que ofereçam opções saudáveis de alimentos) vem se tornando uma questão cada vez mais séria, a ponto de gerar ações que contrariam o princípio de livre mercado.

Em Chicago, terceira maior cidade americana, a abertura de supermercados pela prefeitura deixou de ser uma especulação para se tornar uma possibilidade. Um estudo conduzido pela consultoria HR&A concluiu que a presença de lojas dirigidas pelo governo é “necessária, factível e implementável”, uma vez que vários bairros da cidade não têm acesso a alimentos frescos, pois as redes de supermercados não encontram uma boa relação risco/retorno ao investir nessas regiões.

O prefeito de Chicago, Brandon Johnson, lançou a ideia de um supermercado da prefeitura em 2023, em uma parceria com a ONG Economic Security Project. A ideia é que a prefeitura faça parcerias com instituições sem fins lucrativos que façam a gestão das lojas. A HR&A estima que o custo da abertura de uma rede de três pontos de venda ficaria em torno de US$ 30 milhões.

Para o chefe de polícia de Chicago, S. Mayumi Grigsby, a prefeitura deveria avançar nesse projeto. “Acredito que as opções públicas podem aumentar o acesso, reduzir os preços e oferecer mais serviços em regiões nas quais a prefeitura deveria dar foco e liderar o caminho da modernização”, disse.

O próximo passo nesse projeto depende de a prefeitura finalizar uma proposta e conseguir os recursos financeiros necessários. Caso a iniciativa saia do papel, será a primeira vez que uma grande região metropolitana americana contará com um supermercado com administração pública.

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Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

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