Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 334 munícipios do estado foram afetados com as enchentes
Atualizada em 07/05/2024 às 09h47
Em meio as fortes chuvas que vem assolando o estado do Rio Grande do Sul, as redes supermercadistas da região vêm trabalhando intensamente, de forma a continuar oferecendo produtos essenciais à população.
A logística é um dos maiores desafios enfrentados, já que muitas estradas estão bloqueadas, devido as enchentes. “O caminho para manter as prateleiras abastecidas não está fácil, mas temos encontrado muita solidariedade por parte dos nossos fornecedores de todo o País. Eles estão dispostos a ajudar”, declarou o presidente do grupo Passarela, Alexandre Simioni, em entrevista ao jornal A Hora.
Para que não tenha desabastecimento nos próximos dias, o grupo Passarela providenciou uma carga do munícipio de Concórdia, Santa Catarina, que enviará alimentos pela rota de Santa Cruz do Sul. Caminhões vindos de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Farroupilha também vão reforçar a distribuição.
Leia mais:
- ABRAS e associações estaduais apoiarão população gaúcha atingida pelas enchentes
- Carrefour congela preços de produtos no Rio Grande do Sul
Doações
Super das Frutas
Em solidariedade ao povo gaúcho, a rede catarinense de supermercados Super das Frutas, preparou dois pontos de coleta para arrecadação de itens de primeira necessidade.
Chamada de “Caixa Solidária”, elas foram instaladas em pontos estratégicos de sua loja matriz na avenida Barriga Grande, 543, Centro; e na filial, presente na avenida Santa Catarina, 2107. Ambas localizadas em Balneário Arroio do Silva, SC.
Nelas poderão ser depositadas roupas em geral, calçados, bolsas, cobertores, entre outros itens. Tudo será enviado, o quanto antes, para as regiões atingidas pelas fortes chuvas.
Super Muffato
Outra iniciativa, realizada pelo Super Muffato, Max Atacadista, em parceira com o grupo Taborá de Comunicação e o PROVOPAR – Programa do Voluntariado Paranaense, está arrecadando donativos para encaminhar às vítimas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Quem desejar apoiar a campanha, pode levar roupas, calçados, cobertores, alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal até uma das lojas rede Super Muffato, Max Atacadista ou na TV Tarobá de Cascavel e Londrina.
COOP
Foram instalados em todas as lojas de supermercado da Coop de Santo André, incluindo a loja solidária, localizada na avenida Queirós dos Santos, 456 – Centro, pontos de coleta de doações para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul.
Os interessados em colaborar com a iniciativa da prefeitura de Santo André, por meio do Núcleo de Inovação Social e do Fundo Social de Solidariedade, podem doar roupas, calçados, roupa de cama e de banho, cobertores, fraldas, colchões, alimentos não perecíveis, água mineral, itens de higiene e de limpeza.
“Somente por ceder este espaço em nossas lojas, já temos a certeza de que estamos contribuindo com esta nobre causa e que todas as doações chegarão nas mãos de quem realmente está precisando neste momento de calamidade pública”, destaca o diretor-geral, Pedro Mattos.
AGAS
A Associção Gaúcha de Supermercados (AGAS) lança na tarde desta segunda-feira, 6, o “Ajuda Sul”. Trata-se de um aplicativo voltado as redes supermercadistas que foram atingidas pelas chuvas do Rio Grande do Sul. Através dessa ferramenta, os varejistas poderão fazer um cadastrado e as informações ali preenchidas serão compartilhada com os fornecedores para que eles também possam ajudar as rede.
A Agas (Associação Gaúcha de Supermercados) está lançando hoje (06/05) o “Ajuda Sul”, um aplicativo voltado a redes varejistas atingidas pelas enchentes dos últimos dias no Rio Grande do Sul. Para mais informações, basta participar da chamada de vídeo que será iniciada às 15h (Meeting ID: 847 9721 6772 / Senha: 2024) ou entrar em contato através do número (51) 99902-8785.
ABRAS
Em comunicado em rede social, o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Galassi, manifestou a sua solidariedade ao povo gaúcho:
Nota
Catástrofe no Rio Grande do Sul!
Este estado tão querido e orgulhoso de suas tradições já enfrentou eventos climáticos de grande dimensão e sempre contou com o apoio do setor por meio da nossa estadual Associação Gaúcha de Supermercados – Agas
No entanto, esta tragédia sem precedentes ultrapassou os limites, impactando toda a sociedade, inclusive o próprio comércio.
Diante de tamanha gravidade, a ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados reunirá nesta semana todos os seus conselhos, representando todo o país, e as empresas supermercadistas com lojas no Rio Grande do Sul para definirmos uma ação conjunta.
Manifesto meus mais sinceros sentimentos pelas vidas perdidas nesta tragédia e minha profunda solidariedade ao povo gaúcho. Reafirmo o compromisso do setor em apoiar as comunidades afetadas.
João Galassi