A comercialização de produtos pet no Brasil no varejo alimentar – que inclui supermercados, hipermercados e atacarejos regionais – apresentou crescimento em 2024. De acordo com pesquisas, no acumulado de janeiro a agosto de 2024 (YTD’24), o faturamento desta cesta cresceu 3,5%, enquanto o varejo alimentar como um todo registrou avanço de 5,2%.
O segmento de alimentos domina a cesta pet, com a representação de 87,7% do faturamento em 2024, produtos de higiene e limpeza correspondem a 10,4%. Outros itens, como brinquedos e acessórios, somam 1,9% do total. No País, as regiões Norte e Nordeste foram os destaques, com uma elevação de 6,3% no faturamento. O estado de São Paulo apresentou um crescimento de 3,2%, seguido pela região Sul, com 3%. Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro tiveram elevação de 2,9% e a região Centro-Oeste e Sul registrou alta de 2,8%.
Em relação ao volume e ao preço por volume o crescimento de alimentos pet foi de, respectivamente, 2,2% e 0,9%. Para higiene e limpeza, a alta foi de 5,8% em faturamento e 7,9% em volume, com uma leve queda de 2% no preço por volume. Já a categoria de outros produtos, que inclui acessórios, registrou o maior avanço percentual em faturamento, com um aumento de 10,4%, apesar de uma queda de 7,4% no volume de vendas, resultando em uma elevação de 19,2% no preço por volume. Isso sugere que, embora menos produtos tenham sido vendidos, eles foram comercializados a preços significativamente mais elevados.
Alimentos para gatos impulsionaram o crescimento da categoria, com um aumento de 10,1% em volume e 10,4% em faturamento. A ração úmida para gatos, em particular, foi responsável pela maior parte desse avanço, com um incremento de 14,1% em faturamento e 11,6% em volume de vendas. Em contrapartida, o segmento de alimentos para cães manteve estabilidade, registrando um aumento modesto de 0,5% em faturamento e 1% em volume.
“Isso demonstra a força da representatividade do varejo alimentar para a comercialização de produtos para animais”, explica a diretora de marketing na Scanntech, Priscila Ariani. A expectativa é de que a categoria pet mantenha seu crescimento à medida que mais famílias adotam animais de estimação e buscam produtos para seus bichinhos. “Com o aumento da relevância dos animais de estimação nas famílias brasileiras, o mercado pet deve continuar apresentando números positivos”, completa Priscila.
De acordo com a pesquisa Abinpet e do Instituto Pet Brasil, são mais de 160,9 milhões de bichinhos nas casas. Outro dado interessante, é que o mercado pet, deve bater a marca de R$ 76,3 bilhões de faturamento em 2024. De olho nisso, redes, como Mart Minas e Supermercados Mundial, estão com ações especiais para celebrar Dia Mundial dos Animais, celebrado nesta sexta-feira (4), que incluem campanhas de adoção de pets, festivais com ofertas especiais e até apresentações de “agility”.
Mart Minas
No dia 3 de novembro, o Mart Minas convida Organizações Não Governamentais (ONGs) de proteção animal para participar do evento de adoção. Ele será realizado, das 9h às 14h, no estacionamento das 63 lojas Mart Minas, como parte do tradicional Festival Mundo Pet da rede. As inscrições para as instituições da causa animal, que desejam participar desta ação em parceria com o Mart Minas, vão até o dia 10 de outubro. Elas podem ser feitas por meio deste link.
O Festival Mundo Pet, por sua vez, acontecerá de 31 de outubro a 13 de novembro em todas as lojas Mart Minas e oferecerá uma variedade e diversidade de marcas e preços para os clientes que ainda podem escolher entre as modalidades atacado e varejo. Entre os produtos que estarão em oferta, destaque para rações, petiscos e itens de higiene.
Aos que quiserem garantir as compras com condições ainda mais especiais, o Cartão de Crédito Mart Minas proporciona outras vantagens como 40 dias para pagar a fatura, e preço de atacado em qualquer item. Para adquirir o cartão, basta apresentar a identidade na loja. Ademais, os clientes ainda podem aderir gratuitamente ao Clube de Vantagens Mart Mais, que proporciona acesso a ofertas exclusivas e wi-fi ilimitado na loja. O cadastro pode ser feito por meio do site.
Supermercados Mundial
A rede Supermercados Mundial lança o Festival Pet Mundi com produtos premium e selecionados para atender aos bichinhos de estimação. A ação vai até o dia 15 de outubro, com produtos selecionados e ações nas lojas, envolvendo a categoria de ração seca para cães e gatos, calposita e Agapornis.
Em paralelo, no dia 12 de outubro, a loja do Supermercados Mundial da Abelardo Bueno (RJ) será o cenário de apresentações de agility. Trata-se de uma prática que combina esportes e adestramento, permitindo que os pets exercitem sua agilidade, obediência e resistência de maneira divertida e interativa. Dessa forma, os cães irão demonstrar suas habilidades ao passar por uma série de obstáculos. Os clientes estão convidados a assistir e poderão trazer seus próprios cães para aprender e se divertir com os treinos e as demonstrações.
Fonte: Scanntech