Início » Seção » Cencosud Brasil celebra o Dia do Consumo Consciente e da Alimentação

Cencosud Brasil celebra o Dia do Consumo Consciente e da Alimentação

Grupo registra economia de energia e água, bem como já doou 203 toneladas de alimentos somente neste ano

De Redação SuperHiper
0 Comentários

No Dia do Consumo Consciente, celebrado na última quarta-feira, 15, a Cencosud Brasil reforça seu compromisso com a sustentabilidade e incentiva escolhas mais responsáveis no dia a dia, impactando positivamente as comunidades onde atua.

Presente em oito estados brasileiros, a companhia vem ampliando sua rede de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) nas lojas, estimulando consumidores e colaboradores a adotarem hábitos mais sustentáveis. No 1º semestre de 2025, mais de 17 toneladas de lâmpadas foram corretamente descartadas nos PEVs Reciclus, disponíveis nas bandeiras Bretas, GBarbosa e Mercantil Atacado. Já nos PEVs Cargill/Liza, que soma 114 coletores em lojas selecionadas das redes Bretas, GBarbosa, Giga Atacado, Mercantil Atacado, Perini e Prezunic, foram recolhidos mais de 17 mil litros de óleo de cozinha.

Outra iniciativa é o programa de reciclagem de vidro, desenvolvido em parceria com a Seiva Coleta Reciclagem e o Programa Volte Sempre, da Heineken. A iniciativa fortalece o movimento de economia circular nas lojas GBarbosa (Costa Azul, Iguatemi e Bela Vista) e Mercantil Atacado (San Martin), em Salvador, além de unidades do Bretas e Prezunic. Mais de 46 toneladas de garrafas de vidro tiveram destinação ambientalmente correta entre os meses de janeiro a junho desse ano.

A simples atitude de depositar garrafas de vidro nos pontos de coleta nas lojas do grupo contribui para reduzir a geração de resíduos, diminuir a emissão de CO₂ e economizar energia. Há três anos, a iniciativa incentiva o descarte correto, estimula a economia circular, preserva o meio ambiente e ainda gera cashback para troca por produtos Heineken nos estabelecimentos participantes do Programa Volte Sempre.

Em sua operação e no dia a dia das lojas, a Cencosud Brasil também está atenta às oportunidades de reduzir o desperdício e promover o uso consciente dos recursos:

  • Mais de 1.600 toneladas de papelão e outros recicláveis provenientes da operação das lojas tiveram destinação correta para reciclagem;
  • Por meio de um projeto de eficiência hídrica, que incentiva ações preventivas e monitora o consumo de água em tempo real, vinte e uma lojas da bandeira Prezunic, no Rio de Janeiro geraram uma economia de 20.394 m³ de água no 1º semestre de 2025, que equivale ao consumo mensal de mais de 130 famílias brasileiras;
  • A companhia registrou economia de 3.895 MWh de energia, o que representa uma redução de 3,2% em relação ao 1º semestre de 2024. Essa diminuição é resultado de um conjunto de iniciativas integradas de eficiência energética, como monitoramento em tempo real do consumo das lojas, automação de ar-condicionado, medição setorizada e controle de cargas, monitoramento de frio alimentar e retrofit de lâmpadas LED;
  • Em junho, a Cencosud Brasil conquistou pelo segundo ano o Schneider Electric Sustainability Impact Awards, reconhecimento nacional que celebra as ações desenvolvidas pela companhia que, por meio da tecnologia, contribui para aumentar a eficiência operacional e promover o uso consciente dos recursos naturais.

Ao integrar inovação, eficiência e responsabilidade socioambiental em sua estratégia, a Cencosud Brasil reafirma seu papel como uma das líderes do varejo comprometidas com um futuro mais sustentável.

Dia Mundial da Alimentação

O dia 16 de outubro é marcado pelo Dia Mundial da Alimentação, uma campanha mundial promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) que alerta para a maior conscientização da população e ações de combate à fome, à pobreza e ao desperdício. De acordo com a ONU, 13% dos alimentos produzidos em escala global são perdidos entre a colheita até a comercialização no varejo, representando uma perda estimada em US$ 40 bilhões.

Como forma de contribuir para esta importante causa, a Cencosud Brasil – uma das maiores supermercadistas do país, à qual integram as redes GBarbosa, Perini, Mercantil Atacado, Bretas, Prezunic, Spid e Giga Atacado – possui parcerias com programas sociais, a exemplo do Mesa Brasil, do SESC, beneficiando milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade. Somente no 1º semestre de 2025 foram destinadas 203 toneladas de alimentos para instituições cadastradas no programa, incluindo o apoio da rede logística Infineat para alcançar mais comunidades em Sergipe e no Ceará.

Refeições prontas e planejamento nutricional

Alinhada ao propósito servir de forma extraordinária em cada momento, as redes GBarbosa e Prezunic oferecem uma linha de produtos “grab and go” em lojas selecionadas com refeições prontas ou pré-prontas, em porções individuais, frescas, embaladas para consumo imediato ou para viagem.

No total são mais de 60 opções que vão desde frutas cortadas, sucos, saladas frescas, legumes descascados e cortados, alface higienizada e até couve fatiada para refogar, tudo preparado para facilitar o dia a dia. Além de ser uma opção prática e saudável, elas já vêm em quantidade porcionada para facilitar o preparo de refeições de quem mora sozinho ou pequenas famílias.

A nutricionista Letícia Fontes reforça que é possível ter uma boa alimentação saudável sem gastar muito. “Com organização e estratégia, isso é totalmente viável. Ao montar um cardápio semanal, fazer uma lista de compras focada no que realmente será usado, aproveitar os alimentos da estação e organizar o preparo das refeições com antecedência, estrutura-se um planejamento nutricional e orçamentário”, destaca a profissional de saúde.

Outra dica é reaproveitar os ingredientes em diferentes preparações. “Você pode congelar porções e não ter medo de repetir refeições, pois isso otimiza tempo e dinheiro”, orienta. Letícia lembra que quanto mais alimentos naturais consumir, melhor. “Eles são mais acessíveis, nutritivos e, muitas vezes, mais saborosos também. Uma alimentação saudável não precisa ser perfeita, mas precisa ser possível dentro da sua realidade”, atesta.

Além disso, para os clientes com necessidades alimentares específicas, que buscam produtos diet, light, sem glúten ou lactose, as redes GBarbosa, Perini, Bretas e Prezunic dispõem da seção Mundo Saudável, que dispõe de um selecionado mix de produtos e marcas para apoiar numa dieta saudável e equilibrada.

Leia Também