Após aquisição da rede paulista Giga Atacado, o formato passou a representar 30% das vendas líquidas da companhia
A Cencosud Brasil fechou o 3T22 com receita líquida consolidada de R$ 2,4 bilhões (R$ 1,6 bilhão no Varejo e R$ 756 milhões no Atacado) com aumento de 19,1% sobre o 3T21. Os resultados da operação Giga Atacado, cuja aquisição foi oficializada em 1º de julho, já refletem no desempenho da companhia alavancando a participação do formato cash & carry, que agora representa30% das vendas líquidas do grupo.
A integração do Giga Atacado foi um dos destaques do trimestre, para a qual uma equipe corporativa esteve dedicada a vivenciar o dia a dia da operação paulista, composta por 10 lojas e um centro de distribuição, conhecer seus processos e compartilhar boas práticas com as demais bandeiras do grupo.
Nas demais operações, com destaque para o Nordeste, a companhia segue expandindo o formato Eletro Show GBarbosa, dedicado à venda de eletro e bazar. Mais quatro unidades foram inauguradas, totalizando 94 lojas distribuídas nos estados da Bahia, Sergipe e Alagoas. Além disso, mais sete lojas GBarbosa e Mercantil Atacado foram revitalizadas, ganhando um ambiente moderno, atrativo e agradável para melhor servir aos clientes.
Outro importante passo foi na frente de Digital, com a transição do e-commerce GBarbosa para uma plataforma de compra online que reúne alimentos, eletro e bazar no mesmo ambiente digital.
Diante deste contexto, a Cencosud Brasil segue com sua estratégia de crescimento sustentável, com foco na integração do Giga, plano de expansão com abertura e reforma do portfólio de lojas, além da proteção das suas margens de negócios.
Resultados financeiros
A Cencosud Brasil Comercial S.A anunciou, no último dia 10 de novembro, seus resultados referentes ao 3º trimestre de 2022 comparado ao 3T21. A empresa apresentou um aumento de 19,1% em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionado pelo bom desempenho do Atacado que contribuiu com 31,8% da receita líquida no período. A receita líquida atingiu R$ 2,4 bilhões no 3T22, sendo que R$ 1,6 bilhão no Varejo e R$ 756 milhões no Atacado.
A receita líquida no Varejo alcançou R$ 1,6 bilhão no 3T22, com queda de 1,0% quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Essa queda decorre da performance dos setores de não alimentos com perda -5,8%, principalmente no setor de postos de combustíveis em função da redução dos preços e do setor de alimentos que vem evoluindo e apresentou um aumento de 0,5%. No período, as vendas mesmas lojas foi de -2,0% comparado a -6,9% no 3T21.
A receita líquida do Atacado atingiu R$ 756,1 milhões no 3T22, com crescimento de +110,6% sobre o mesmo período do ano anterior, parte relevante desse crescimento refere-se à consolidação do Giga Atacado no início desse trimestre. O crescimento nas vendas mesmas lojas foi de +5,3% no trimestre contra +4,6% no 3T21.
Novas lojas
Quanto ao balanço do número de lojas, foram abertas 4 no trimestre e adicionadas 10 com a aquisição do Giga, encerrando setembro com 372 lojas, sendo 324 no formato Varejo e 48 no Atacado. No mesmo período, foram reformadas 7 lojas da bandeira GBarbosa e Mercantil Atacado.
O processo de integração do Giga continua dentro do cronograma, com avanços significativos nas áreas de backoffice e comercial. É importante lembrar que o grupo iniciou o processo de integração do negócio Giga Atacado à Cencosud Brasil em 1° de julho. Durante o trimestre houve o acompanhamento de perto da forma de operar das lojas, com foco no atendimento às necessidades dos clientes e na entrega de resultados. Praticidade, organização e simplicidade são atributos que definem a cultura organizacional do Giga.
No digital, o crescimento da receita líquida foi de 34,8% no trimestre quando comparado ao 3T21, com penetração nas vendas de 2,4% (2% ex-Giga). Os programas de fidelidade de CRM atingiram 4,2 milhões de clientes cadastrados, com aumento de 50,8% e uma identificação de 62,1% das vendas ao final de setembro.
ESG
No ESG, destaque para nova parceira para primeira coleta realizada pelo programa de combate à fome Mesa Brasil na cidade de Feira de Santana (Bahia) e o lançamento do projeto “Resíduo Pago”, com a melhor gestão de resíduos e com a consequente redução de lixo destinado aos aterros sanitários.
Marcas Próprias
O grupo ainda demonstrou um crescimento na categoria de Marcas Próprias, atingindo 1.157 SKU´s, 18,3% acima do mesmo período do ano anterior (978 SKU´s), com participação de 4,0% da receita líquida (alimentos e não alimentos), sendo superior 0,5 pp sobre o 3T21. Considerando as marcas próprias de alimentos, a participação foi de 3,7% da receita. A receita líquida cresceu 13,1% no 3T22, quando comparado ao 3T21. No acumulado do ano, o crescimento foi de 15,1%.