O Cencosud realizou sua apresentação anual a investidores e analistas do mercado no mesmo dia que divulgou seus planos de investimentos para este ano. O evento contou com a presença de bancos de investimento, representantes de fundos de pensão e investidores nacionais e estrangeiros.
Para 2025, a companhia projeta receita de US$ 17,950 bilhões e um EBITDA ajustado de US$ 1,870 bilhão o que representa uma margem EBITDA de 10,4%, impulsionado por margens de duplo dígito em mercados-chave como Chile, Estados Unidos, Peru e Argentina, assim como melhoras esperadas no desempenho na Colômbia e no Brasil.
Nesse contexto, a empresa anunciou um plano de investimento de US$ 610 milhões para 2025, ou seja, um incremento de 16% com relação ao anunciado em 2024 (US$ 524 milhões*). O plano inclui a abertura de 24 supermercados nos distintos países onde opera, que somam 44.000 metros quadrados de área de vendas, destacando 12 novas lojas nos Estados Unidos por meio dos seus supermercados The Fresh Market.
Além disso, contempla uma nova loja Melhoramentos do Lar e a ampliação e remodelação de 7 centros comerciais, ampliando o Gross Leasable Area (GLA, superfície comercial arrendável) em 66.000 metros quadrados, fortalecendo a proposta comercial e potencializando seu atrativo para maximizar o valor para clientes e investidores.
Durante sua apresentação, o CEO de Cencosud, Rodrigo Larraín, enfatizou que a companhia se dirige a um novo capítulo de uma viagem construída sobre um legado de 60 anos de espírito empreendedor, crescimento, uma profunda paixão pelo cliente e uma grande equipe com mais de 100 mil colaboradores.
“Cencosud se encontra em uma posição privilegiada para enfrentar os desafios e mudanças que estão ocorrendo tanto a nível tecnológico como nos hábitos e interesses dos consumidores, impulsionando o crescimento e a rentabilidade a partir das oportunidades de mercado”, afirmou.
Adicionalmente, apresentou os pilares estratégicos que norteiam o plano de investimentos: Crescimento e Rentabilidade, Experiência e Inovação, Ecossistema Retail e Sustentabilidade.
No pilar Crescimento e Rentabilidade, destacaram-se o papel das marcas próprias, sua proposta de retail media e o e-commerce como motor de crescimento. Em relação a Experiência e Inovação, importantes melhorias operacionais pretendem aumentar a eficiência e qualidade dos seus produtos e serviços. Sob o pilar Ecossistema Retail, Cencosud busca reforçar suas capacidades globais, maximizando as sinergias entre áreas, incorporando novas fontes de receita e acelerando a inovação e digitalização. Finalmente, em Sustentabilidade, a Companhia busca alinhar seu desempenho aos principais indicadores e padrões globais.
Cencosud se consolidou como um dos principais varejistas da América Latina, com presença em 8 países, mais de 105 mil colaboradores e uma sólida base de operação que inclui 1.129 supermercados, 117 lojas de melhoramentos do lar e 48 lojas de departamento. Além disso, possui 67 centros comerciais e um fluxo anual de 180 milhões de visitas em seus shoppings, destacando seu alcance e relevância na região.
*Em 2024, o plano de investimentos considerou Capex de USD 524 milhões e Opex de US$ 117 milhões, somando USD 641 milhões. Comparando investimentos equivalentes (Capex), 2025 representa um +16%.