Início » Seção » Celso Furtado faz balanço do seu primeiro mês como CEO da Coop

Celso Furtado faz balanço do seu primeiro mês como CEO da Coop

Em bate-papo leve e descontraído, executivo recebeu a imprensa na sede da empresa em Santo André

De Redação SuperHiper
0 Comentários

Por Edevaldo Figueiredo

No início da tarde desta segunda-feira (1º) o novo CEO da Coop, Celso Furtado, recebeu a imprensa na sede da empresa, localizada em Santo André, cidade da Região Metropolitana de São Paulo. Em um bate-papo leve e descontraído, o executivo falou um pouco sobre a sua atuação nesse primeiro mês no comando da Coop e os projetos para o futuro da rede de supermercados e farmácias.

“Hoje é um dia especial. Estou completando um mês como diretor-geral da Coop. Esse foi um mês importante de integração e adaptação. Eu falo que eu não voltei para casa, eu sou de casa. Então, estou novamente aqui na Coop, e tem sido uma experiência maravilhosa a cada dia que passa: voltar às origens, estar próximo dos nossos colaboradores, visitar as nossas lojas e, principalmente, fazer parte desse processo de evolução da cooperativa.”

Nesse primeiro mês que passou, Furtado trabalhou reformulando algumas estratégias e fortalecendo outras com objetivos claros: fazer a Coop voltar a crescer de forma sustentável, aprimorar a qualidade e potencializar as equipes de trabalho. “Estamos muito determinados em dar força para a Coop em todas as regiões nas quais ela atua”, declarou.

Questionado sobre a concorrência cada vez maior no setor supermercadista e a melhoria na jornada do cliente, o executivo afirmou que “a nossa preocupação com o ambiente de loja, com a experiência de compra, com todo o trabalho de tornar a Coop novamente competitiva tem sido importante e tem sido uma diretriz que eu diria já consagrada e alinhada com todas as equipes. E é isso, é um pouco dessa voz que eu quero trazer aqui para vocês, de falar um pouco desse momento. Estar com vocês, para mim, hoje é um privilégio. Eu quero agradecer a presença de cada um.”

Sobre os investimentos no comércio eletrônico, o executivo disse que se trata de um canal que a empresa já vem crescendo de forma paulatina, mas que será colocado muito mais energia. “É um canal que a gente enxerga como um pilar, uma frente de negócio importante para a cooperativa”, completou.

Ambiente nas lojas

Nesse primeiro mês de gestão, Celso Furtado procurou visitar as lojas da rede, conversar com os funcionários e clientes, ouvir diretamente deles as sugestões e, também, as críticas. “Se você entrar hoje na loja, já vai perceber uma atmosfera diferente. O nosso nível de abastecimento já melhorou de forma potencial, e a política de preços está mais competitiva. Além disso, a política promocional voltou de forma consistente e forte nessa última semana que passou. Daqui para frente, a gente vai perseguir essa filosofia de voltar a ter, dentro da cooperativa, o preço competitivo aliado a melhor experiência de compra que o nosso cooperado e o nosso cliente merecem. Então, vamos perseguir aquilo que sempre foi vencedor dentro da cooperativa: fazer o básico bem-feito”.

Expansão

Se fortalecer onde a Coop atua hoje é o caminho que a empresa deve seguir. “Nós temos 25,4% do share. Praticamente um quarto do que é vendido aqui em Santo André, sai da Coop. Então nós temos conseguido nos defender e trabalhar muito bem o Grande ABC de uma forma geral. Eu diria o seguinte, a Coop volta a olhar o ABC de uma forma estratégica, no sentido de avaliar onde ela potencialmente tem que preservar o seu share, mas eu vejo que a expansão está muito mais orientada para o interior. Porém, essa é uma decisão não minha, é uma decisão ainda a ser validada com o conselho, mas que fortalece muito as praças do interior onde nós já atuamos”, declarou Celso.

Entretanto, para atender uma necessidade crescente que é os mercadinhos de vizinhança ou de condomínio, a empresa lançou a Coop Aqui já instalada como modelo experimental na sede da Coop em Santo André e em um condomínio localizado em São Bernardo do Campo. Segundo o executivo, “trata-se de um modelo que a gente está estudando também de implantar e de crescer de forma, que eu diria, importante. É algo a ser discutido no conselho de validar, agora, no projeto estratégico”.

Cooperados

Para Celso Furtado, um dos grandes diferenciais que a Coop possui é o seu reconhecimento junto aos cooperados. “Hoje, 92% da nossa venda é identificada. Trata-se de uma base de recorrência de mais de um milhão de clientes ativos comprando aqui regularmente. Então, a gente vai usar essa força para aproximar e mostrar essa entrega se fortalecendo cada vez mais. Aliás, no último ano, o número de associados aumentou consideravelmente. Então, isso mostra que existe ainda atratividade e muito potencial cooperativo. Então, a gente quer resgatar esse vínculo com todos os cooperados de cada região”, completou Celso.

Leia Também