A Coop acaba de anunciar a chegada de Celso Furtado como o novo CEO e diretor-geral da rede. O executivo que estava à frente da vice-presidência de Vendas e Marketing da ABRAS e conselheiro administrativo da cooperativa, assume agora a liderança do Grupo varejista. A partir de 1º de agosto, Celso Furtado assumirá oficialmente o cargo, sucedendo Pedro Mattos, que se aposenta após três anos à frente da organização e uma trajetória profissional de 52 anos.
Furtado possui longa experiência no varejo, tendo passado por empresas como Grupo Pereira, Roldão Atacadista, e na própria Coop, onde iniciou sua carreira no varejo alimentar, atuando por 21 anos, passando por diversas áreas como Recursos Humanos, Comercial, Marketing e Novos Negócios. Ele chega trazendo uma trajetória sólida e alinhada aos valores e objetivos estratégicos da Coop.
Em nota da empresa, o atual diretor-geral, Pedro Mattos, encerra seu ciclo com um legado de forte conexão com a história da Coop – seu pai foi um dos sócios-fundadores da cooperativa. Ao longo de 24 anos de dedicação à entidade, atuou como conselheiro e, nos últimos três anos, como principal líder executivo. Durante sua gestão, reforçou os pilares do cooperativismo, liderou importantes transformações e consolidou a Coop como uma organização sólida e preparada para os novos desafios do varejo.
“Foi uma decisão pessoal e bastante refletida. Deixo a presidência com serenidade, certo de que a Coop seguirá firme em sua trajetória de crescimento e compromisso com seus cooperados e colaboradores”, afirma Pedro Mattos.
Segundo Antonio José Monte, presidente do Conselho de Administração da Coop, a transição está sendo conduzida de forma planejada e tranquila. “Celso traz não apenas uma profunda experiência no varejo, mas também um alinhamento genuíno com os valores cooperativistas que nos norteiam. Estamos confiantes de que sua liderança dará continuidade ao legado construído e impulsionará novas conquistas e fortalecerá nossa Cultura.”
Em sua chegada, Celso destaca que sua prioridade será ouvir. “Quero dedicar as primeiras semanas para ouvir nossa equipe, visitar operações e compreender ainda mais as necessidades dos cooperados. A estratégia da Coop é sólida. Meu papel será impulsionar a eficiência, fortalecer a experiência do cliente e manter o espírito inovador da organização.”
Para o executivo, o retorno à Coop tem um significado emocional. “Voltar é reencontrar minhas raízes. Aqui construí uma grande parte da minha jornada profissional. Agora, retorno com ainda mais maturidade, pronto para contribuir com um futuro colaborativo, sustentável e focado em pessoas.”
Com 70 anos de história, cerca de seis mil colaboradores e 1,1 milhão cooperados ativos, a Coop possui 36 unidades de varejo alimentar, sendo 28 no Grande ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba, duas em Tatuí, 71 drogarias e canais digitais. Por ser uma cooperativa, seu principal objetivo é oferecer os melhores serviços a preços justos, além de reverter benefícios aos cooperados e à comunidade.

Representatividade na ABRAS
À frente da vice-presidência de Vendas e Marketing da ABRAS, Celso Furtado impulsionou os negócios em toda a cadeia de abastecimento e ampliou a representatividade da ABRAS no cenário empresarial brasileiro. Fortaleceu o relacionamento com fornecedores, renovou o portfólio de produtos e trouxe novas soluções, como a multicanalidade da SuperHiper.
Com 30 anos de experiência no varejo alimentar, Celso reestruturou a área com a inclusão de novos eventos da ABRAS e reformulou a comunicação externa, tanto no portal da associação quanto na SuperHiper, promovendo o compartilhamento de conhecimento com o setor supermercadista.
Nós, da SuperHiper, agradecemos ao Celso por toda a sua contribuição, dedicação e conhecimento compartilhado com nossa equipe e com a ABRAS. Ele deixa um legado de grandes conquistas e expressivo crescimento. Estamos muito felizes por termos feito parte da sua trajetória. Desejamos muito sucesso nessa nova fase!