A logística é uma das áreas nas quais o Grupo Carrefour Brasil (GCB) aposta e cuja trajetória no País tem sido marcada por inovação e transformação. A abertura do primeiro centro de distribuição (CD) da companhia aconteceu em 1999, e contribuiu para a otimização de estoques, aumento da produtividade e estreitamento das relações com fornecedores. Atualmente, a empresa opera com 15 centros de distribuição espalhados pelo território nacional.
Um dos mais relevantes está localizado em Salvador (BA), no bairro de Porto Seco Pirajá. Com quase 80 mil metros quadrados de operação, o equipamento logístico é, hoje, peça-chave para as operações no Nordeste, garantindo mais agilidade nas entregas e eficiência no atendimento às lojas da região. Antes disso, toda a distribuição do Carrefour na Bahia partia de São Paulo. A mudança reduziu custos operacionais e mudou a dinâmica, com o volume sendo recebido e entregue na própria região.
O impacto vai além da operação. O CD também movimenta a economia local por meio da geração de empregos e renda, além de influenciar positivamente a modernização do setor logístico na Bahia. Ao todo, são 440 trabalhadores no centro de distribuição de Salvador, entre Atacadão, Carrefour e Sam’s Club.
Vale destacar que a cadeia logística da empresa é impulsionada por um time robusto e diverso, com destaque para a presença feminina. Mais de 900 mulheres integram a área de supply chain, representando 29% do quadro total de colaboradores. A Bahia se destaca como o terceiro estado com maior representatividade feminina nesse setor, atrás apenas do Distrito Federal e de Pernambuco.
Fonte: Correio/ Rede Bahia