Home SeçõesTecnologia Enxuto lança primeiro robô para entregas em condomínio

Enxuto lança primeiro robô para entregas em condomínio

De Administrador SH
0 Comente

Guiado por sensores, carrinho “não tripulado” tem capacidade para transportar até 35 quilos de produtos

Com 20 lojas instaladas em condomínios de Campinas e região, o Enxuto já era uma referência em praticidade e conveniência, porém, agora, o conceito é levado a um nível mais elevado para o shopper.

Desde o dia 10 de dezembro, os moradores do condomínio Okinawa, em Paulínia, no interior de São Paulo, podem fazer suas compras na loja Enxuto Aqui via WhatsApp e quem faz a entrega dos produtos é um simpático carrinho robô.

Com capacidade para carregar até 35 quilos, o carrinho circula pelo condômino a uma velocidade de até 6km/h e se guia por sensores que reconhecem o caminho e os endereços graças a um mapeamento prévio do condomínio.

O carrinho é monitorado em tempo real pela empresa MyView e os sensores são programados para parar o carrinho em caso de obstáculos, inclusive os com movimento, como animais, pessoal e carros, por exemplo. 

Para utilizar a comodidade, o morador fará o pedido via Enxuto Drive ou pelo Whatsapp da loja Enxuto Aqui do condomínio e um funcionário da unidade será o responsável por separar, embalar e carregar o carrinho.

O cliente é avisado previamente sobre o tempo de chegada do carrinho via WhatsApp e os produtos gelados e congelados serão acondicionados em pequenas caixas de isopor dentro do carrinho.

Nestas primeiras semanas, a porta do carrinho poderá ser aberta através de uma chave que irá junto do robô, mas previsão com a evolução do projeto é que o cliente possa abrir o carrinho através de uma senha que receberá no ato da compra. 

Escolhido para inaugurar o projeto dado a sua extensão, o Condomínio Okinawa possui 700 casas e é o maior atendido pelo Enxuto até então.

De acordo com Letícia Guilhermino, diretora de marketing, a previsão é de que nos próximos meses, após finalizados os testes, os carrinhos robôs sejam instalados em mais dez condomínios atendidos pelas lojas Enxuto Aqui. 

“Quando falamos que estamos mudando o varejo ou trazendo tendências, isso é real. Com muito orgulho apresento o nosso mais novo projeto. O Ex-63, nosso robô ou drone terrestre, que entrega na porta da casa do nosso consumidor. o robô entrega de forma autônoma na porta da casa. Com isso, estamos cada vez mais próximo da casa do cliente levando a outro nível a entrega last mile, é a proximidade da proximidade!” comenta Carlos Miguel A. Ziegler, Gerente de Novos Negócios da companhia.

Oportunidade para a indústria: Parceira do Enxuto nesse lançamento, a Unilever é a primeira indústria a apoiar o projeto e é quem dá a cara para o carrinho robô que circula pelo Condômino Okinawa. 

Sobre o Enxuto –

Com 58 anos de existência, o grupo supermercadista Enxuto já é conhecido no interior do estado de São Paulo e conta com seis lojas no modelo supermercado espalhadas pela região de Campinas, Cosmópolis, Limeira, Piracicaba e Rio Claro e chega a vigésima no segmento de superproximidade e todas ainda atendem o serviço Enxuto Drive (Clique & Retire) em que o cliente compra online e retira no drive-thru sem nem precisar sair do carro. 

A história da rede Enxuto teve início com o empreendedor, João Batista Gonçalves, em 1963. Ao chegar em Campinas, Gonçalves decidiu revender arroz, que ele comprava a granel, ensacado como “Arroz Enxuto”. Com o sucesso de vendas do produto, abriu um pequeno comércio, que vendia cerca de 100 produtos “secos e molhados”.

Em seis anos, o pequeno negócio se tornou um supermercado e mais de 50 anos depois, uma empresa e marca consolidada na rede varejista do interior de São Paulo. No total, a empresa contabiliza 1,5 mil funcionários e está pronta para expandir operações. “O Enxuto nunca teve a pretensão de ser o maior, mas sim o melhor no que se refere a atendimento ao cliente e qualidade de mercadoria”, costumava dizer João Batista Gonçalves, fundador da rede.

Leia Também

Super atualizada. Hiper Conectada

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

Sobre

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Siga-nos

@2024 – SuperHiper. Todos os direitos reservados.