Por Redação SuperHiper
Para celebrar os 62 anos de história em Campo Mourão (PR), o Carreira Supermercado criou dentro do próprio estabelecimento um espaço dedicado à memória do estabelecimento. A iniciativa reúne objetos originais, verdadeiras relíquias, utilizadas nas primeiras décadas de funcionamento do empreendimento familiar, fundado em 1964.
A exposição reproduz o antigo “Comercial Carreira”, nome usado no início das atividades. O espaço foi montado com itens preservados pela família e com peças que estavam no acervo do Museu Municipal da cidade paranaense, emprestadas especialmente para a mostra.
Os itens recriam a rotina de funcionamento de como era o varejo brasileiro nas décadas de 60 e 70, período no qual praticamente todo o atendimento era feito de forma manual. Entre os objetos expostos estão balcão de madeira, balanças antigas, rádio de madeira, suporte de papel de embrulho, registradora, duas máquinas de somar e até cédulas antigas de dinheiro.
O objetivo da mostra é aproximar os clientes da história do supermercado e da própria cidade. E parece que o objetivo será alcançando. Segundo os proprietários do supermercado, a exposição tem provocado reações emocionais dos visitantes, afinal são gerações de consumidores: avós, filhos e netos.
A trajetória da família na atividade comercial começou em 19 de março de 1964, quando os irmãos Carreira – Antônio (em memória) e Armindo – adquiriram uma pequena venda por 700 mil cruzeiros. Dias depois, no dia 25 de março de 1964, eles iniciaram as atividades numa Campo Mourão cujas ruas próximas à área de comércio não eram pavimentadas e o acesso dependia das condições climáticas.
Um dos momentos mais emblemáticos dessa trajetória aconteceu durante a pandemia de covid-19, quando o controle de público obrigou clientes a aguardarem atendimento do lado de fora do estabelecimento.
A loja do Carreira Supermercados fica na Avenida Goioerê, 459, no centro de Campo Mourão.
Fonte: Tribuna do Interior