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Carrefour reestrutura área digital para acelerar seu crescimento online

De Renata Ruiz
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Durante encontro com jornalistas, o Chief Digital Officer, Sam James, reforçou a meta de crescimento da rede que almeja ser o número 1 do e-commerce no varejo alimentar

Nas últimas semanas, o Grupo Carrefour fez uma reestruturação em sua área digital com o intuito de fortalecer este departamento e investindo em tecnologias de ponta, com o objetivo de se tornar o número 1 em vendas online do varejo alimentar. Uma meta ousada, que foi confirmada pelo Chief Digital Officer da rede, Sam James, que teve passagens pela Uber Brasil. Tanto que Sam tem a meta de “tornar o Carrefour o líder no varejo alimentar online, assim como o Uber é em mobilidade”, afirma o executivo.

Durante um encontro com jornalistas no Novo Campus do Grupo Carrefour, localizado em Barueri (SP), o executivo conversou a respeito dos diversos desafios que vem enfrentando desde que assumiu a área, a menos de um ano. Em seu planejamento estratégico, James pontou os três principais pilares a serem desenvolvidos até 2026, que são integração, digitalização e expansão. E acelerar a digitalização é reforçada com os planos de se tornar mais independente de aplicativos parceiros, e focar no próprio negócio, reduzindo as entregas feitas pelos parceiros, tendo maior autonomia.

Líder no varejo do país, o grupo ocupa o primeiro lugar no Ranking ABRAS 2023, e pretende interligar seus formatos de atendimento e a maneira como oferece seus produtos, apostando em uma experiência de compra cada vez melhor, ofertando serviços que se traduzem em conforto e conveniência.

Outro desafio enfrentado não somente pelo executivo, mas para o grupo como um todo, foi a integração com o Grupo BIG. O desafio foi converter lojas e adequar os produtos e serviços em uma mesma plataforma, já que todas as aquisições possuíam suas próprias plataformas, interagindo todos os negócios ao ecossistema Carrefour.

Sam James, Chief Digital Officer do Grupo Carrefour Brasil

Reestruturação da área digital

Segundo Sam James, até 2026 o Grupo Carrefour almeja passar a condição de líder de varejo tradicional para ocupar a liderança do varejo alimentar digital, e para isto, o grupo está fazendo grandes investimentos para acelerar a inovação nos negócios e processos, desenvolvendo a mentalidade digital e a adoção de novas formar de trabalho entre os colaboradores. Entre um dos seus pensamentos é o recrutamento de desenvolvedores especializados na mais atual tecnologia e treinamento dos talentos internos existentes.

Outra prioridade de sua área é investir no e-commerce B2B, com foco na bandeira Atacadão. A bandeira vem avançando não somente em lojas físicas, mas no online, pois integra o canal de vendas da rede com um marketplace com mais de 300 sellers parceiros.

James vê a relação do formato não somente para os consumidores finais, mas também dos pequenos empreendedores que dependem desta plataforma para investirem em seus negócios próprios. Na conversa, comentou sobre a dificuldade de alguns pequenos lojistas em se movimentarem, em alguns momentos, até a loja ou mesmo do problema de logística de entrega. Um ponto que James levantou foi a possibilidade de ter pontos de entregas destas mercadorias em alguns locais estratégicos, facilitando estes pequenos empreendedores a buscar sua compra em um local e horário determinado.

“Queremos uma venda perfeita, sem ruptura, sem cancelamento do pedido, com uma entrega ágil e no prazo estimado”, comentou James, e por isso, o desenvolvimento da plataforma está sendo feito de forma gradual, com um crescimento sustentável, sem atropelos ou desgastes.

Outro ponto é o desenvolvimento e a utilização da inteligência artificial. Atualmente, o Carrefour e o cartão do Atacadão possuem assistentes virtuais para o relacionamento com o cliente, mas pretendem ampliar o uso da tecnologia e o de dados, como catalisadores dos negócios.

Com as mudanças feitas, o Carrefour já colhe frutos em números. James comentou que 7% do faturamento vem das vendas online. Em 2022, o volume comercial de vendas digitais cresceu cerca de 100,6%. E que por meio do e-commerce o Carrefour consegue atingir 50% da população brasileira em um raio de até 5 quilômetros.

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