O Carrefour Brasil apresentou um lucro líquido atribuído a sócios da empresa controladora de R$ 395 milhões no segundo trimestre, representando um crescimento anual de 19,7%. No consolidado, o lucro atingiu R$ 467 milhões, alta de 19,4%. Entre abril e junho, a receita líquida da varejista atingiu R$ 31,23 bilhões, alta anual de 5,4%.
Contudo, o resultado financeiro da companhia ficou negativo em R$ 658 milhões, uma melhora de 14,5% frente ao resultado negativo de R$ 770 milhões apresentado no segundo trimestre de 2024. O custo dos bens e serviços vendidos totalizou R$ 25,71 bilhões, alta de 5,5% no comparativo anual.
Em abril, os acionistas do Carrefour Brasil aprovaram, com 59% dos votos, a proposta dos controladores franceses de saída da empresa da B3, bolsa de valores do mercado de capitais brasileiro. O movimento é consequência do processo de incorporação da rede no Brasil junto à companhia listada na França, unificando as bases acionárias. A operação foi concluída em 30 de maio.
Refinanciamento de dívidas
Conforme fato relevante divulgado ao mercado nesta quinta-feira, 24 de julho, o Carrefour informou que pretende refinanciar o endividamento, que totaliza aproximadamente R$ 9,7 bilhões. Contudo, ainda está avaliando as possíveis alternativas e, por isso, manterá o mercado informado sobre os fatos subsequentes relacionados ao tema, de acordo com a legislação e a regulamentação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
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Campanha de 50 anos
Também nesta semana a companhia deu início oficialmente a uma campanha para marcar a celebração dos 50 anos da sua marca no Brasil. O nome escolhido para protagonizar a ação foi o do apresentador Marcos Mion. Ele será uma peça central da estratégia, criada pela Publicis, que também terá um filme ainda no mês de julho celebrando a trajetória da companhia.
O conceito escolhido para celebrar as cinco décadas no País foi “Alimente o seu melhor”, que parte da alimentação e se desdobra em outros sentidos como as escolhas, as conquistas e a relação com a comunidade.
Nesse sentido, a campanha de 50 anos que envolveu uma pesquisa realizada pela Future Brand quer evocar a as memórias afetivas do consumidor com a marca e ainda atrair um público mais jovem que não desenvolveu esse relacionamento com Carrefour. Para isso, a campanha destaca atributos característicos como a venda de bicicletas, a figura da patinadora, a oferta de crédito e as padarias e peixarias dentro do hipermercado.
O desenvolvimento da iniciativa que celebra os 50 anos do Carrefour foi uma das prioridades dos primeiros meses de Claudia Vilhena no posto de chief marketing officer (CMO) da marca. A executiva, que já respondia como CMO de Sam’s Club, assumiu também a marca Carrefour em dezembro do ano passado.
Desde 2023, Carrefour não tinha uma cadeira de CMO e o departamento de marketing integrava a diretoria de desenvolvimento de vendas, junto com pricing e desenvolvimento comercial.
Claudia descreve a campanha de 50 anos como um trabalho de reconexão da marca com o consumidor em um setor guiado pela performance. “Nós sabemos como está desafiador para o brasileiro passar e fechar o mês. Faz parte do nosso desafio todas as semanas do mês ter uma grande promoção para que os nossos consumidores possam ir até as nossas lojas e se abastecer com produtos com preço justo. Então, produto e preço sempre vão ser o grande foco, mas temos essa necessidade também”, explica a CMO sobre a conexão emocional.
Ela acrescenta. “O consumidor mudou demais. Sempre tivemos esse olhar, durante muito tempo, acabamos muito focados em produto e preço e acho que perdemos um pouquinho dessa conexão de Carrefour com um consumidor que está conosco há 50 anos.”
Entre as ações, estão a dinâmica “R$50 para quem tem 50” em que clientes Meu Carrefour nascidos em 1975 recebem cupons de descontos exclusivos; “Minuto 50 nos relógios de rua” que vai exibir ofertas especiais no minuto 50 de cada hora em relógios de rua de cidades como São Paulo, Porto Alegre e Recife; além do “Minuto 50 no futebol” que vai ocupar o minuto 50 durante jogos do Brasileirão, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana transmitidos pela Rádio 97FM com ofertas.
Fontes: Valor Econômico e Meio e Mensagem