O Carrefour e a Vusion, empresa com expertise em soluções de digitalização para o comércio físico, anunciaram na última quarta-feira, 18, a assinatura de uma parceria estratégica.
Como parte do plano “Carrefour 2030”, o Carrefour escolheu a plataforma da Vusion para digitalizar todos os seus hipermercados e supermercados na França até 2030.
Essa grande parceria industrial abrange a implantação de etiquetas eletrônicas de última geração, trilhos inteligentes e câmeras com inteligência artificial para transformar a eficiência operacional e a experiência do cliente nas lojas.
Após uma implantação inicial em larga escala nos Estados Unidos com o Walmart, Vusion e Carrefour consolidam uma importante aliança tecnológica para a Europa. Nesse contexto, o Carrefour passa a integrar o Conselho Consultivo Internacional da plataforma tecnológica.
Alexandre Bompard, presidente do Conselho e CEO do Carrefour, declarou: “O Carrefour 2030 é um plano de crescimento que se apoia, em especial, na aceleração da tecnologia e da inteligência artificial. Ao firmar parceria com a Vusion, uma campeã tecnológica francesa com alcance global, estamos projetando nossas lojas para uma nova era. A digitalização de nossas gôndolas é a base essencial para implementar nossa visão de varejo moderno, a serviço da competitividade, da qualidade de vida no trabalho de nossos colaboradores e da satisfação dos clientes”.
Thierry Gadou, presidente do Conselho e CEO da Vusion, comentou: “Com o Carrefour, compartilhamos a mesma visão de uma loja moderna no centro do comércio omnichannel do futuro. Vamos tornar essa visão realidade nos próximos anos. Após a decisão do Walmart de implantar o EdgeSense em todas as suas lojas nos Estados Unidos, o Carrefour é o primeiro grande varejista europeu a implantar a plataforma de última geração da Vusion em larga escala. O objetivo é triplo: melhorar o desempenho da bandeira e a satisfação tanto dos clientes quanto dos colaboradores”.
Ao equipar suas gôndolas com milhões de etiquetas inteligentes conectadas à nuvem, o Carrefour dá um passo decisivo na digitalização de seus ativos físicos. Essa implantação em grande escala posiciona o Carrefour como o varejista mais avançado da Europa em tecnologia de loja, em linha com a transformação iniciada no varejo alimentar com a Vusion do outro lado do Atlântico. A iniciativa dá continuidade a projetos-piloto bem-sucedidos lançados desde junho de 2025.
As soluções implantadas combinarão:
- A infraestrutura IoT da Vusion: para atualização de preços em tempo real e assistência luminosa aos colaboradores (“pick-to-light”);
- A tecnologia EdgeSense™: trilhos conectados via Bluetooth que permitem a geolocalização automática de produtos para otimizar a preparação de pedidos de e-commerce e o reabastecimento das gôndolas;
- A Inteligência Artificial Captana: microcâmeras que analisam continuamente as gôndolas para detectar automaticamente rupturas de estoque, divergências de preço e erros de planograma.
Para o Carrefour, essa aliança atende diretamente aos objetivos financeiros e operacionais do plano 2030:
- Produtividade: automação de tarefas de baixo valor agregado para redirecionar as equipes ao atendimento ao cliente, equipando-as com dados inteligentes e ferramentas orientadas por IA para priorizar ações e melhorar a conformidade;
- Experiência do Cliente: economia de tempo, serviços personalizados e interação em tempo real para uma jornada de compra mais fluida;
- Vendas: redução de rupturas para maximizar a disponibilidade de produtos;
- E-commerce: melhoria de desempenho graças à geolocalização;
- Retail Media: criação de um novo canal de comunicação digital diretamente na gôndola e monetização de dados.
Para a Vusion, esse contrato valida a relevância de sua plataforma tecnológica junto aos maiores varejistas do mundo e acelera sua penetração no mercado europeu.
Co-criação para o comércio do futuro
Além da implantação, os dois grupos se comprometem com uma colaboração próxima em inovação. O Carrefour passa a integrar o “International Advisory Board” da Vusion, participando da definição dos futuros padrões tecnológicos do setor. Um laboratório conjunto (“Next Retail Experience Center”) será criado para desenvolver o comércio do futuro, especialmente no uso de IA para melhorar o desempenho operacional e a experiência personalizada do cliente, o comércio agentivo e a ativação de dados do consumidor na loja.
Clique aqui e confira a íntegra do comunicado (versão em inglês).