Home SeçõesNegócios Carrefour França propõe fechar capital da operação no Brasil

Carrefour França propõe fechar capital da operação no Brasil

Negociação foi confirmada em fato relevante divulgado pela bandeira Atacadão

De Redação SuperHiper
0 Comentário

O Carrefour Brasil, dono da bandeira Atacadão, informou na tarde da última terça-feira, 11, que a sua controladora francesa submeteu à administração da companhia uma proposta de conversão em subsidiária integral. A proposta também traz previsão de delistagem de ações, de acordo com fato relevante divulgado pela empresa.

Segundo reportagem da agência Bloomberg, a rede francesa estaria explorando a possibilidade de tornar sua subsidiária brasileira Atacadão uma empresa privada. O fato relevante cita a reportagem e confirma as informações. A negociação sobre os termos da potencial transação já estaria em estágio avançado.

Com um possível fechamento de capital do Carrefour, gestores e ex-executivos da empresa afirmam que fica mais fácil um movimento de fusão do grupo francês com outro varejista global. Esse é um tema antigo nos corredores da empresa, especialmente depois que a empresa passou a ter dificuldades de crescimento na França.

“O fechamento também facilitaria uma venda da empresa no país, o seu melhor ativo no mundo, caso os franceses retomem esse plano lá do passado. Mas o mercado alimentar global sofre com falta de interessados em ativos emergentes”, diz um ex-CEO do grupo no país. Antes da abertura de capital da empresa na B3, no início dos anos 2000, esse projeto teria sido debatido pela matriz, mas não avançou.

Em fato relevante divulgado nesta quarta-feira, 12, o Grupo Carrefour Brasil informou que “a proposta de reorganização societária para a unificação das bases acionárias da Atacadão S.A. e do Carrefour S.A envolve a incorporação de todas as ações da Atacadão S.A. por uma sociedade brasileira detida integralmente pelo Carrefour S.A. e Carrefour Nederland B.V., resultando na Atacadão S.A. se tornando uma subsidiária integral dessa nova sociedade. ​ Os acionistas da Atacadão S.A. receberão ações preferenciais resgatáveis da nova sociedade, que serão resgatadas em dinheiro ou em ações do Carrefour S.A. ou BDRs. A transação está sujeita à aprovação em assembleia geral extraordinária e visa oferecer liquidez aos acionistas, permitir a migração para o Carrefour S.A. e focar a administração da Atacadão S.A. em suas operações principais”. ​

Fonte: Infomoney, Valor e Grupo Carrefour Brasil

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada