Com um capex estimado de R$ 1,9 bilhão, companhia converteu 129 lojas – 76 para Atacadão; 48 para a bandeira Carrefour e 5 para Sam’s Club
O grupo Carrefour anunciou a conclusão da conversão das 129 lojas do Grupo Big com seis meses de antecedência em relação ao previsto no início do plano Agora, as lojas convertidas têm as bandeiras Atacadão (76), Hipermercados Carrefour (48) e Sam’s Club (5). A transação ficou dentro do orçamento previsto, de R$ 1,9 bilhões.
“Foi um trabalho intenso, num momento de consumo mais fraco e concorrência mais acirrada. Mas foi melhor ter enfrentado tudo ao mesmo tempo. Agora, estamos maiores e prontos para quando o consumo voltar”, avaliou o CEO do Carrefour Brasil, Stéphane Maquaire, em entrevista ao NeoFeed.
Hoje, a base total é de 1,2 mil pontos de vendas, com reforço da presença em diversas localidades. Na região Sul do país, por exemplo, a base chegou a 200 unidades, 3 vezes maior do que no início do processo.
No Atacadão, dos destaques ficaram com São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná, que contam com 18, 16 e 12 lojas convertidas, respectivamente. Com as migrações, a marca Carrefour chegou a estados como Santa Catarina, Alagoas, Bahia e Piauí.
Agora, com as lojas em operação, será possível entender o que precisa ser adaptado aos padrões de cada praça para ter os resultados esperados. A expectativa é que as lojas precisem de 3 anos de atividade para atingirem a maturidade.
Competição Ferrenha
Com 344 lojas, o Atacadão é o principal foco de atenção na esfera da performance, já que está no cenário mais competitivo. Nos últimos 12 meses, foram inauguradas 240 lojas de atacarejo ao redor do Brasil, inclusive com a presença de players regionais que aderiram ao formato.
Ao mesmo tempo em que acerta esses ponteiro, o Carrefour dá sequência à expansão orgânica, com a inuguração de lojas do Atacadão, Sam’s Club e lojas combo, além dos formatos de proximidade. Por outro lado, não há planos de ampliação para a rede de supermercados.