Negócio também prevê que o Carrefour passará a administrar a bandeira Sam’s Club
O Grupo Carrefour Brasil anunciou na manhã desta quarta-feira que comprou do Walmart a totalidade das ações do Grupo Big Brasil, por R$ 7,5 bilhões. A rede Big pertence a uma sociedade entre a firma de private equity Advent International e o Walmart.
O negócio está sujeito à avaliação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a expectativa do Carrefour é obter o aval do regulador até 2022, segundo texto do fato relevante divulgado pela empresa de origem francesa.
A aquisição do Big expandirá a presença do Carrefour em regiões onde tem penetração limitada, como o Nordeste e Sul do país, e que oferecem forte potencial de crescimento, segundo o Carrefour.
Segundo o comprador, a rede de lojas do Grupo Big tem significativa complementaridade geográfica com a do Carrefour, o que permitirá a expansão de seus formatos tradicionais, sobretudo atacado e hipermercados.
O negócio também prevê que o Carrefour passará a administrar a bandeira Sam’s Club, através de um contrato de licenciamento com o Walmart, estreando em um novo segmento do varejo.
Em comunicado, a empresa classifica o modelo de negócios, baseado em um sistema de associados, como “único, premium e altamente rentável”. Atualmente, o Sam’s Club tem mais de 2 milhões de membros no país.
A transação, diz o Carrefour, também deve reforçar a presença da empresa em formatos nos quais a presença ainda é limitada, como supermercados e lojas com desconto.
Como o Carrefour vai pagar a operação
O Carrefour pretende pagar R$ 5,25 bilhões em dinheiro por 70% do capital social do Big e incorporar o restante após uma assembleia geral extraordinária de acionistas, segundo os termos do acordo. O Carrefour concordou em adiantar R$ 900 milhões aos vendedores, em dinheiro ou até 10 dias úteis após assinatura do acordo. O valor será descontado do montante final da operação, quando concluída, ou devolvida, caso a transação não seja consumada.
Os vendedores poderão receber ainda um valor adicional com base na eventual valorização dos papéis do Carrefour em um período de seis meses após o fechamento da compra. Quando a operação for concluída, o Grupo Carrefour irá deter 67,7% de participação no Carrefour Brasil, a Península Participações terá 7,2%, enquanto a Advent e o Walmart, juntos, terão 5,6% de participação.
Faturamento atingiria R$ 100 bilhões
Carrefour e Big teriam vendas brutas de cerca de R$ 100 bilhões em 2020, considerando os resultados das duas varejistas no ano passado. As vendas líquidas seriam de R$ 89,3 bilhões em 2020, conforme dados pro forma divulgados pelo Carrefour. O número de lojas, com a combinação de negócios, chegará a 876. Os funcionários somam 137 mil.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado seria de R$ 6,5 bilhões. Após três anos da transação, a expectativa é de ganho adicional de R$ 1,7 bilhão com sinergias.
O Carrefour estima ainda que sua base de clientes, de mais de 45 milhões de clientes, será ampliada com a adição de mais de 15 milhões clientes do Big.
Fonte: Valor Econômico