O Grupo Carrefour Brasil confirmou, por meio de fato relevante divulgado ao mercado nesta terça-feira, (3), que planeja vender de todas as 64 lojas de supermercados das bandeiras Nacional (47 unidades localizadas no sul do Brasil) e Bompreço (17 estabelecimentos instalados no nordeste do País).
As transações fazem parte da estratégia do grupo para simplificar e agilizar suas operações do segmento varejo, focando no seu negócio principal de lojas de grandes formatos. A companhia espera levantar cerca de R$ 400 milhões com a venda dessas lojas.
Até o momento, o Grupo Carrefour Brasil já assinou compromissos firmes para venda de sete lojas Bompreço e oito unidades Nacional. Esses oito estabelecimentos, todos instalados em Curitiba (PR), foram negociados com as redes Festval e Muffato. Cada companhia ficará com quatro lojas.
Segundo o documento: “as lojas entregaram R$ 1,5 bilhão de vendas brutas nos últimos 12 meses encerrados em setembro de 2024 (1,3% das vendas brutas totais do grupo e 6% das vendas brutas do segmento varejo) com contribuição negativa de – R$ 42 milhões no EBITDA (pós-IFRS). Dessas 64 lojas, 11 pertencem à companhia e 53 são alugadas. As despesas com aluguel dessas lojas somaram R$ 65 milhões nos últimos 12 meses encerrados em setembro de 2024.”
Após a conclusão deste plano classificado pela companhia como “de desinvestimento”, que está previsto para acontecer no primeiro semestre de 2025, o grupo deverá manter 21 lojas de supermercado rentáveis localizadas em regiões estratégicas e operadas sob a bandeira Carrefour Bairro.
“O Grupo Carrefour Brasil continua executando sua estratégia com foco na maximização do retorno dos nossos ativos e também reafirma seu compromisso com a transparência e em manter o mercado informado sobre quaisquer mudanças materiais”, detalha o comunicado oficial. Além disso, segundo o documento, a provisão para despesas de caixa e não caixa relacionadas a esta transação serão contabilizadas nos resultados do quarto trimestre de 2024. As despesas caixa de desmobilização, que incluem “markdowns”, custos de indenização e taxas de rescisão, devem ser mais do que compensadas pela entrada de caixa da venda dos 64 ativos ao longo de 2025. As despesas não caixa incluem despesas com “impairment” de ativos e marcas. As transações estão sujeitas a aprovações regulatórias, entre outras condições precedentes.
Festval
As unidades adquiridas pelo Festval estão localizadas nos bairros da capital paranense: Juvevê, Bacacheri e Rebouças, bem como no Centro, na Praça Osório. A negociação faz parte do projeto de expansão do grupo voltado a ampliar sua atuação em Curitiba e Região Metropolitana, fortalecendo a presença da marca e proporcionando aos clientes ainda mais conveniência e qualidade em suas compras.
Com essa expansão, a companhia estima a geração de aproximadamente 800 novas vagas de emprego, contribuindo diretamente para a economia local, com novos postos de trabalho, incremento de renda e arrecadação de impostos para Curitiba.
Ainda este mês acontecerá a inauguração do Festval Alto da XV. O plano de crescimento contempla, ainda, a abertura de outras duas lojas no primeiro semestre de 2025, localizadas nos bairros Batel e Cabral. Além dessas, duas novas unidades estão em fase de construção, no Bacacheri e no Pilarzinho. Com isso, a rede encerrará o ano de 2024 com 31 lojas e projeção de 39 unidades em 2025 – seis em Cascavel (PR) e 33 em Curitiba e Região Metropolitana.
Dessa forma, a rede passará a ter cerca de 7 mil colaboradores diretos, consolidando-se como uma das maiores supermercadistas do Paraná.
O diretor Comercial e de Marketing do Festval, Carlos Beal, celebrou essa nova conquista, destacando a trajetória da empresa desde sua fundação. “Essa nova etapa é um motivo de grande orgulho para toda a Família Beal. Nossa história começou em Cascavel (PR), marcada por muito trabalho e dedicação. Hoje colhemos os frutos desse esforço coletivo. Essa conquista só foi possível graças ao compromisso de nossos colaboradores, à parceria com fornecedores e à confiança dos nossos clientes, que são a verdadeira razão do nosso trabalho”, destacou.
Muffato
O Grupo Muffato informou que negociou os ativos com o Carrefour Brasil, em transação a ser aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
A partir da aprovação, o processo de transferência dos ativos deve ocorrer no menor tempo possível. Os pontos passarão a operar com a bandeira Super Muffato, que imprimirá um conceito moderno e dinâmico às unidades, inserindo-as no plano de expansão de 2025.
As novas lojas do Super Muffato serão instaladas em endereços estratégicos, que são referência para os curitibanos, e acentuarão os laços entre a marca e a cidade. Além das quatro unidades negociadas, a bandeira Super Muffato deverá ter mais um empreendimento na cidade de Londrina (PR). Trata-se do Super Muffato Alphaville, que irá inaugurar uma nova geração de lojas.
“Com a conclusão dessas aquisições, reforçaremos nossa presença em Curitiba, reiterando nosso desejo de construir um varejo que valoriza pessoas e suas experiências. A oportunidade de atuar em pontos tradicionais, agregando valores e promovendo renovação, traz uma grande motivação a toda nossa equipe”, afirmam os diretores do Grupo Muffato, Ederson e Everton Muffato.