Marcado por um ambiente desafiador, resultado foi impulsionado pela consolidação do Grupo BIG, totalizando em uma receita de R$ 27,1 bilhões
Na segunda-feira, dia 24/04, foi divulgado pelo Grupo Carrefour Brasil o relatório de vendas do primeiro trimestre. A empresa apresentou um resultado em vendas consolidadas de R$ 27,1 bilhões no 1T23, com um crescimento de 5,7% em vendas totais no varejo. A empresa Brasil registrou mais um trimestre de ganhos de market share de acordo com a Nielsen considerando a aquisição do Grupo BIG como efeito de expansão desde junho de 22. Hoje o grupo ocupa o primeiro lugar no Ranking ABRAS 2023, apresentado na semana passada, dia 17/04, no jantar realizado pela Associação Brasileira dos Supermercados (ABRAS).
Segundo o relatório apresentado pela companhia, este crescimento foi devido, mesmo em um ambiente desafiador, a desaceleração da inflação de alimentos, especialmente alguns commodities, e que teve uma deflação de -0,14% em março, com redução importante em algumas categorias.
O desempenho foi impulsionado pelo fim das conversões das lojas Maxxi, quer eram Grupo BIG, para os formatos do grupo, que seguiu em ritmo acelerado e com entregas antes do previsto. Até o final de junho de 2023, o Carrefour prevê uma conversão total de 124 lojas, seis meses antes do cronograma inicial.
No primeiro trimestre, abriram 23 lojas convertidas para o formato Atacadão, das quais 21 era originalmente Maxxi, finalizando as conversões neste formato. Ao total foram 46 lojas Atacadão e 2 serão convertidas em Sam´s Club. As 10 lojas restantes estão em processo de fechamento.
Crescimento do atacarejo
O cash & carry teve um crescimento orgânico de dois dígitos, atingindo R$ 18,1 bilhões, um aumento de 20% comparado ao ano anterior. Esse desempenho foi impulsionado pela expansão orgânica do Atacadão, junto com as conversões de loja e o do legado do Maxxi. O canal digital manteve-se forte e representou 2,7% das vendas do formato Atacadão no 1T23.
Embora o foco fosse a conversão das antigas lojas do grupo BIG, o grupo manteve o ritmo de abertura de lojas novas no formato Atacadão. Neste trimestre foram abertas 3 novas lojas, e a previsão é abrir até 15 novas unidades Atacadão, sendo algumas delas convertidas de Hipermercado Carrefour, além das do Grupo BIG. Um dado importante que o relatório mostrou foi que as lojas convertidas do formato Hipermercado BIG para Atacadão, duplicaram o número de vendas após a conversão.
Penetração maior da marca própria
A marca própria do Grupo Carrefour mostrou-se atraente com produtos de qualidade e preços acessíveis para os clientes que experimentaram a redução do poder de compra. No primeiro trimestre, as vendas da marca própria atingiram um crescimento de 20,8%, um novo recorde para o grupo.
O resultado das estratégias adotadas pelo Carrefour, buscando a fidelização ao longo prazo, melhor experiência de compra ao cliente, tiveram um impacto positivo no nível de NPS, com um aumento de 4,9p.p em relação ao 4T22. Os clientes destacaram como fator de decisão preço, promoção, qualidade e frescor dos produtos.
Sam´s Club
As vendas brutas no 1T23 atingiram R 1 4 bilhão, crescendo 8,35 em relação ao 1T22. Os esforços para expandir a base de membros ativos renderam crescimento de 6,8%, impulsionados pela aquisição de clientes por meio do canal digital, que atingiu recorde de penetração no trimestre. Entre os destaques para o crescimento estão a marca própria, Member´s Mark, e importados.