Início » Seção » Carrefour amplia programa Floresta Faz Bem

Carrefour amplia programa Floresta Faz Bem

Iniciativa conecta consumidores urbanos a produtos da sociobiodiversidade amazônica e reforça o papel do varejo como agente de transformação

De Redação SuperHiper
0 Comentários

O Grupo Carrefour Brasil anunciou a ampliação do programa Floresta Faz Bem, iniciativa que conecta consumidores urbanos a produtos da sociobiodiversidade amazônica e reforça o papel do varejo como agente de transformação econômica e ambiental. O projeto passa a reunir gôndolas dedicadas em 13 lojas da bandeira Carrefour e em uma unidade do Sam’s Club, ampliando o alcance de alimentos produzidos por comunidades tradicionais e povos indígenas da Amazônia.

Além de alcançar mais prateleiras, a ação também ganhou maior visibilidade nas unidades onde já estava presente, como Pamplona e Pinheiros, em São Paulo; e Brasília Sul, no Distrito Federal. Portanto, nessa fase a iniciativa passa a ter gôndolas dedicadas em 11 novas lojas do Carrefour na cidade de São Paulo (entre elas: Rebouças, Osasco, Butantã, Imigrantes, Anália Franco e Tamboré), São Bernardo do Campo e Santos, além do Sam’s Club, de Santo Amaro.

Com isso, o programa amplia o acesso a alimentos que têm origem em sistemas produtivos sustentáveis e que geram renda local sem pressionar o desmatamento. Essas cadeias têm o apoio de organizações que atuam no mapeamento, na qualificação e no fortalecimento dos fornecedores. O objetivo é garantir origem responsável, qualidade dos produtos e impacto socioambiental mensurável.

Assim, cada compra feita pelo consumidor ajuda a manter a floresta em pé, ao valorizar cadeias produtivas baseadas no uso responsável da biodiversidade amazônica. Entre os produtos disponíveis nas gôndolas Floresta Faz Bem estão uma marca de café produzido em sistemas que combinam o grão com árvores nativas no sul do Amazonas, além de chocolates com cupuaçu e cumaru, e itens à base de tucupi, como molhos e o chamado “shoyu amazônico”.

Criado em 2024, o Floresta Faz Bem integra a estratégia da rede de promover a sociobiodiversidade, conceito que une conservação ambiental, inclusão social e desenvolvimento econômico. A iniciativa valoriza alimentos produzidos por comunidades tradicionais, quilombolas, ribeirinhos, povos indígenas e agricultores familiares da Amazônia, conectando saberes ancestrais à cadeia moderna do varejo.

Mais do que mitigar riscos socioambientais, o programa atua como um vetor de fortalecimento econômico dessas comunidades, ao criar mercado, previsibilidade de demanda e reconhecimento do valor agregado desses produtos. Para as marcas participantes, a presença nas gôndolas representa uma oportunidade de escalar negócios sustentáveis.

Com essa ampliação, o grupo varejista reforça uma tendência crescente no varejo agroalimentar: o uso do poder de compra e da capilaridade das lojas para induzir práticas produtivas mais sustentáveis. Ao levar produtos da sociobiodiversidade amazônica para grandes centros urbanos, o programa cria uma ponte direta entre consumo, geração de renda e conservação ambiental. A iniciativa também sinaliza como o varejo pode assumir um papel mais ativo na agenda climática e na bioeconomia, transformando escolhas cotidianas dos consumidores em instrumentos de impacto positivo para a floresta e para quem vive dela.

O Floresta Faz Bem está inserido em uma estratégia mais ampla do Grupo Carrefour Brasil, que inclui o Fundo Florestas, iniciativa que prevê investimentos de R$ 50 milhões até 2027. O fundo tem como foco ampliar a rastreabilidade, fortalecer cadeias da sociobiodiversidade e apoiar práticas produtivas responsáveis, com impacto positivo em escala territorial.

Fonte: Forbes Agro

Leia Também