Procura deve ser 5% maior do que em 2023
O pré-Carnaval já está agitando cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, ondem mais de 300 blocos desfilaram no final de semana. Esse movimento nas ruas acaba impulsionando o consumo de bebidas alcoólicas – e os supermercados esperam surfar essa onda e ter aumento de 5% nas vendas no período em relação ao ano passado.
Segundo levantamento realizado pela Kantar, a projeção de crescimento na venda de bebidas nesse período será de 5%, em comparação ao mesmo período de 2023. O faturamento pode atingir o total de R$ 1 bilhão. “Os supermercados estão observando essa mudança no comportamento dos consumidores. Colocando as bebidas prontas para consumo, digo, geladas, assim conseguimos recuperar esses clientes e fidelizá-los para além do carnaval” , afirma Fábio Queiróz, presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ).
O estudo ainda evidencia um novo crescimento no pós-pandemia. Entre 2021/22 até o período de 2022/23, o consumo de bebidas subiu 26%, passando o gasto médio de R$ 90 para R$ 113, mas puxados pelos produtos não alcoólicos como energéticos (+64%) e água mineral (+37%).
Adultos na faixa entre 18 e 29 anos foram os maiores consumidores nesse período, com um aumento de 41%, enquanto o público das classes A, B e C aumentaram em 15% o seu consumo. Super e hipermercados lideram em disparada o local de vendas dessas bebidas, com 34% do “bolo”, seguido por ambulantes com 24% e bares com 21%.
Carnaval em números
Segundo a Riotur, o carnaval de rua do Rio de Janeiro terá um total de 453 desfiles. O Centro será a região com o maior número de desfiles (128), seguido pela Zona Sul (98). Na edição 2024 da folia, o número de megablocos passou de 8 para 10. São considerados megablocos aqueles que têm mais de 100 mil foliões.
Além disso, 15 mil ambulantes foram cadastrados e estão aptos a venderem seus produtos durante os festejos que acontecerão em praticamente todas as regiões da cidade. Mesmo assimm, há bastante espaço para os supermercadistas atraírem os consumidores e aproveitarem o período.