Home SeçõesNegócios Carnaval agita negócios do varejo alimentar

Carnaval agita negócios do varejo alimentar

Oxxo, Supernosso, Assaí, Pague Menos e Mart Minas apostam em ações especiais, desde reforço operacional até loja emblemática e marchinha exclusiva

De Redação SuperHiper
0 Comentário

De olho no movimento dos blocos de rua, de turistas e de quem deseja celebrar a data no conforto do lar, Oxxo, Supernosso, Assaí , Pague Menos e Mart Minas reforçam ações alusivas à data tanto direcionadas aos foliões quanto aos pequenos comerciantes. Elas vão desde medidas operacionais, como reforços de estoques, mix e atendimento, até iniciativas inusitadas, como marchinha atrelada a um desafio no TikTok, patrocínio de bloquinhos e “collabs” com a indústria para loja emblemática, bem como muitas promoções e ofertas especiais.

Oxxo

Com música própria, “Vem ver eu tô na esquina”, o Oxxo lança a sua primeira marchinha. Ela será o ponto de partida para um desafio no TikTok. Para dar ainda mais força ao desafio, a ação envolve criadores de conteúdo para viralizar a marchinha e convidar o público para integrar o desafio. O “challenge” começou dia 17 de fevereiro e vai até o carnaval.

Para participar, os “tiktokers” devem gravar um vídeo dando dicas de “O que te salva no Carnaval?”. O vídeo deve conter as dicas, usar a música oficial da marchinha na plataforma, além de marcar o perfil do Oxxo. Os melhores vídeos serão repostados nas redes sociais da companhia. Vale mostrar como montar um cooler de bebidas, fazer uma maquiagem ou uma fantasia divertida, o que levar para não ter fome nem sede e o que não pode faltar no bloquinho. Durante todo o mês de fevereiro, a música ficará disponível para que os consumidores se divertirem e soltarem a imaginação.

@oxxobr

O carnaval tá ON e o OXXO lançou um desafio: o que te salva no Carnaval? 🎭 🎉   Pra participar, é só seguir o passo a passo: ✅ Grave um vídeo mostrando sua melhor dica carnavalesca ✅ Use a nossa marchinha oficial como trilha sonora ✅ Marque @oxxobr na publicação   Os conteúdos mais criativos vão aparecer no nosso perfil! 👀🔥 Se joga na baguncinha e mostra como vc #SalvaSeuCarnaval  #CarnavalOXXO 💃✨

♬ Vem ver eu tô na esquina – OXXO Brasil

O Oxxo também vai patrocinar dois tradicionais blocos de rua da capital paulista no pré-carnaval: Turma do Funil e Caça e Caçador. E para deixar a folia completa, a marchinha exclusiva da rede vai embalar momentos dos desfiles, além de ter a distribuição de brindes.

Embalando a data, a rede se une novamente a marca Beats, da Ambev, para uma nova loja emblemática. A unidade representará o lançamento da bebida no sabor red mix e trará muitas novidades. Localizada na Rua da Consolação, 1937, na cidade de São Paulo, a loja será o ‘ponto mix’ do carnaval. Terá decoração temática da bebida, espaço instagramável e borrifadores de spray d’água, que podem ser acionados manualmente apenas apertando um botão. Além disso, ações, com Heineken e Sprite, acontecerão no litoral paulista com promoções exclusivas.

Ainda no mote de “Salvar o Carnaval”, a rede se preparou para auxiliar na brincadeira desde a concentração, passando pelo desfile até a dispersão. Para garantir uma experiência completa, a empresa criou uma estrutura logística que envolve desde a antecipação de estoques estratégicos nos centros de distribuição (CDs) até a rápida reposição nas lojas do circuito de carnaval. Também reforçou a malha logística com abastecimentos, assegurando que as lojas estejam sempre abastecidas.

Ações como “coolers” posicionados na entrada das lojas garantirão a bebida gelada do início ao fim dos blocos. No litoral, a ação de abastecimento dobrará para os dias de carnaval permitindo que a festa sempre tenha bebida gelada.

Supernosso e Apoio Mineiro

Com expectativa de aumento de 20% nas vendas em geral e de 17% em bebidas, a rede Supernosso também desenvolveu um projeto de logística para oferecer mais agilidade no atendimento aos consumidores.

“Diante do crescimento do carnaval de rua em Belo Horizonte, quem vai se divertir utiliza o supermercado como um abastecedor. Compra-se bebida para consumo na rua, no trajeto ou nos blocos. Nesse sentido, uma das estratégias para facilitar a vida dos clientes é a montagem de grandes caixas térmicas, com bebidas geladas na entrada das lojas, para agilizar a vida do folião”, afirma o diretor de Operações do grupo Supernosso, Epifânio Parreiras.

A festa na capital mineira, nos últimos anos, deu um salto gigantesco, passando de 500 mil foliões em 2013 para mais de 5 milhões em 2024. Por isso, já é considerada uma das maiores e melhores do Brasil. Para este ano, a prefeitura da cidade espera receber cerca de 6 milhões de pessoas durante o período.

Parreiras destaca ainda que nas unidades onde houver maior movimento, haverá reforço das equipes, para evitar filas. Segundo ele, os estoques também estão preparados para a alta na demanda.

“O grupo possui um sistema de gestão de estoques que opera criteriosamente para que todas as lojas estejam bem abastecidas antes e durante o carnaval. Todos os estudos são feitos com antecedência para que os parâmetros de abastecimento estejam corretos e as equipes logísticas e de suprimentos trabalhem de forma eficaz”, destaca.

Já para a bandeira de atacarejo do grupo, a Apoio Mineiro, a principal estratégia da rede Supernosso é oferecer atrativos para ambulantes e pequenos comerciantes, como promoções e preços mais acessíveis.

“Para quem procura fazer uma renda extra neste período, é possível garantir as compras com ótimas condições”, garante o diretor de Operações.

Segundo ele, uma das ações da empresa visando facilitar a vida dos ambulantes, é a entrega de um QR Code que dará acesso a um grupo de Whatsapp do Apoio, no qual já estão sendo divulgadas, diariamente, as melhores ofertas ligadas ao carnaval. “Além disso, para os clientes que desejam comprar em grandes quantidades, são oferecidas condições especiais por meio do canal de Televendas ou pelo site do Apoio Mineiro”, complementa Parreiras.

Assaí

Da mesma forma, o Assaí reforçou os seus estoques e preparou uma seleção especial de ofertas em suas lojas de todo o país, voltada tanto a clientes do atacado (ambulantes, bares, restaurantes e pequenos comerciantes) quanto do varejo (foliões que desejam aproveitar a data em casa, na praia ou nas ruas). Trata-se do Festival de Salgadinhos e Bebidas.

A ação, com vigência até 21/02, envolve preços atrativos, estoques reforçados e amplo mix de produtos, além de condições especiais para consumidores e comerciantes que desejam se abastecer para o período festivo. As categorias contempladas são cervejas, refrigerantes, vodca, vinho frisante, salgadinhos diversos, batata-palha e pipoca (nas versões doce e salgada).

Os clientes podem garantir ainda mais descontos exclusivos por meio do aplicativo Meu Assaí, com ofertas personalizadas por unidade e região. Além disso, é possível parcelar compras em até três vezes sem juros no cartão de crédito Passaí, bandeira própria da rede. As lojas do Assaí aceitam diversas formas de pagamento, incluindo cartões de crédito e débito, Pix, vale-alimentação, cartões-presente, cesta-básica e carteiras digitais como PicPay e Mercado Pago.

Outro diferencial é a possibilidade de realizar compras por Televendas do Assaí, que facilita a consulta de preços e negociações de produtos. Para encontrar mais informações do número de contato do serviço, basta selecionar a loja mais próximo no site da companhia. E para quem deseja ainda mais comodidade, o Assaí tem parcerias com a Uber Mercado, Rappi e iFood para a entrega rápida de itens essenciais diretamente em casa ou no ponto de venda por delivery, garantindo praticidade e conforto durante os preparativos para o carnaval.

Pague Menos

A rede de supermercados Pague Menos realiza até 4 de março, em todas as suas 37 lojas físicas, o Festival de Carnaval que traz muitas ofertas especiais em todas as seções, com uma revista temática cheia de sugestões para a data e o período de verão. Consulte o endereço e horário de funcionamento da unidade mais próxima no site do Pague Menos.

“Quando entendemos o que gera valor ao nosso cliente, cuidamos dos detalhes para que tenha uma experiência incrível. Nossa expectativa é garantir condições imperdíveis para que eles aproveitem ao máximo esse começo de 2025, sempre com a mesa farta e o cardápio preferido”, detalha o gerente de Marketing e Comunicação, Fabio Cecon.

Mart Minas

Em consonância com sua proposta de investimento social e valorização da cultura, o Mart Minas, líder no segmento de atacado e varejo em Minas Gerais, patrocina alguns dos principais blocos carnavalescos do Estado. As festividades apoiadas pela rede, que atraem e garantem a alegria gratuita para brasileiros de todos as regiões e turistas internacionais, contam com a presença, em Belo Horizonte, dos consagrados blocos Baianeiros, Trema na Linguiça, Sobe Estevão Desce Pinto, Bloco de Seu Bento à Dona Lúcia e o Haja Amor, este último também se apresentando em Divinópolis. Vale ressaltar que, nesta temporada, o Mart Minas é também o patrocinador oficial do Carnaval de Rua da cidade de Januária, cidade que recebeu recentemente uma das unidades do grupo.

“Além de sua importância cultural e de entretenimento, a folia mineira gera vários empregos para sociedade, indo de encontro aos valores de sócio econômicos do Mart Minas Minas”, afirma o diretor de marketing da rede, Filipe Martins.

Com o slogan “Carnaval no Mart Minas, é uai!”, a campanha deste ano, contou com captação de imagens durante a gravação dos 10 anos dos Baianeiros, já está no ar e destaca as ofertas imperdíveis do Festival de Carnaval do Mart Minas, que acontece até dia 5 de março, em todas as 65 unidades da rede. Os preços especiais para vários produtos para quem quer vivenciar a folia em casa ou na rua também podem ser conferidas no App Mart Minas e no @martminasatacadoevarejo.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada