No dia 12 de julho, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná homenageou o diretor da Rede Festval e presidente da Associação Paranaense de Supermercados (APRAS), Carlos Beal, com a Comenda da Ordem do Mérito do Comércio do Paraná. Junto com Beal, também receberam a Comenda a Desembargadora Ana Carolina Zaina, do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região; o empresário Anibal Tacla, do Grupo Tacla; e o presidente do Conselho Deliberativo da Coamo, José Aroldo Gallassini.
“O comércio paranaense é responsável por 63% do PIB do estado, garantindo mais de dois milhões de empregos formais aos paranaenses. Com esse prêmio queremos homenagear os empresários que mais se destacam na sua atividade, pela gestão, inovação e desempenho, sempre voltados ao desenvolvimento econômico e social do estado do Paraná”, ressalta o governador em exercício, Darci Piana, idealizador do Prêmio Guerreiro de Comércio em 2006.
Carlos Beal é sócio proprietário da rede de supermercados Festval, atuando como diretor dos departamentos de marketing e comercial, com mais de 40 anos de experiência em várias áreas. Atualmente, também preside a Associação Paranaense de Supermercados (APRAS), e vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).
Atualmente são 24 lojas Festval, sendo cinco na cidade de Cascavel, 18 em Curitiba e uma no município de Pinhais. A Cia Beal de alimentos é uma empresa de 52 anos, possui mais de 5.500 colaboradores, e figura entre as maiores empresas de varejo alimentício do PR.
Eleito presidente da Associação Paranaense de Supermercados (APRAS), gestão 2021 – 2023, e reeleito para a gestão 2023 – 2025, assumiu a responsabilidade de dar continuidade ao desenvolvimento da instituição, dos associados e do segmento supermercadista com foco em geração de empregos, negócios e qualificação profissional. A APRAS possui mais de 1.200 associados entre lojas de supermercados e fornecedores, com 12 regionais no Estado do Paraná.
Atuando também como vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), gestão 2023 – 2025, que tem o objetivo de contribuir com a geração de renda de 3,1 milhões de pessoas que atendem 28 milhões de consumidores por dia no Brasil. O setor representa hoje 9,2% do PIB Nacional. A instituição trabalha para qualificar os profissionais e empresários do ramo e está focada em desenvolver e apoiar as empresas nos temas pertinentes as tendências atuais e futuras dos hábitos de consumo dos clientes e do aprimoramento profissional, tecnológico e econômico dos Supermercados do Brasil.