O Ação Renove, programa de economia circular de óleos e gorduras do Brasil criado pela Cargill, acaba de ganhar um novo reforço. A parceria com o Grupo Carrefour Brasil, que acontece desde 2010, foi ampliada e agora abrange 256 lojas, considerando supermercados e hipermercados Carrefour, e as unidades do Sam’s Club. A partir de agora, a população pode levar seus resíduos de óleo de cozinha usados nesses locais. Todo o volume entregue será destinado para reciclagem.
Desde o início da parceria já foram realizados 12.578 atendimentos e recolhidos mais 612 mil litros de óleo pós-consumo nas lojas Carrefour evitando a contaminação do meio ambiente decorrente do descarte incorreto. Com isso, foram preservados 15 bilhões de litros de água e evitou-se a emissão de 7 mil toneladas de CO2, que corresponde a captura de 51 mil árvores.
O programa está presente em 23 Estados e, em seus 14 anos de existência, já soma mais de 140 mil coletas e mais de 7,5 mil pontos atendidos, reciclando mais de 13 milhões de litros de óleo. O volume total considera também a coleta porta a porta.
Com foco na sustentabilidade e no engajamento de parceiros e da comunidade, a iniciativa tem o apoio de restaurantes, supermercados, condomínios e escolas, onde o óleo usado pode ser entregue para ser encaminhado à reciclagem. Todo o material coletado é transformado em produtos sustentáveis, como o biodiesel, combustível de fonte limpa e renovável.
“O tema de economia circular faz parte da estratégia do negócio do Grupo Carrefour Brasil. Atualmente disponibilizamos diversas soluções de recolhimento de resíduos pós-consumo como forma de incentivo ao consumidor e de potencializar a circularidade dos materiais. A parceria com a Cargill nos permite ampliar cada vez mais esse serviço à sociedade”, destaca a gerente de Mudanças Climáticas e Economia Circular do Grupo Carrefour Brasil, Cintia Kita.
O gerente de Sustentabilidade da Cargill, Márcio Barela, destaca que o Grupo Carrefour Brasil foi o primeiro parceiro, que acreditou no desafio de abrir espaço para fazer acontecer a economia circular do óleo de cozinha. “Temos muito orgulho de ter um programa próprio, consolidado nacionalmente e comprometido com a mudança de comportamento da sociedade. É dessa forma que seguiremos trabalhando para colocar em prática nossa estratégia de sustentabilidade.”
Para achar o ponto de coleta mais próximo, os consumidores podem acessar www.liza.com.br.