Por Renato Müller
As lojas de conveniência ligadas às principais redes de supermercados do Reino Unido estão em uma guerra de preços. Tudo começou quando a Sainsbury’s passou a igualar as ofertas da rede Aldi, que vem sendo agressiva em suas promoções no país.
O programa Aldi Price Match, anteriormente em prática apenas nos supermercados, foi ampliado para as lojas de conveniência da varejista em novembro, procurando eliminar a diferença de preços e aumentar a competitividade da companhia.
Segundo a agência de monitoramento ESA Retail, nas últimas semanas o número total de itens em desconto nas lojas de conveniência Sainsbury Local saltou de 388 para 537, embora a empresa tenha compensado essa redução com elevação em outros itens. Em uma cesta de 2.000 produtos, os preços subiram 0,6% no mês passado.
Agora, quem entrou nessa briga foi a líder supermercadista Tesco, que lançou no fim de novembro uma ação de descontos focada em 200 itens vendidos em suas lojas Express, incluindo alguns que competem diretamente com os itens colocados em oferta pela Sainsbury’s. Em 68 produtos de padaria e laticínios, onde a concorrência é mais visível e a frequência do consumidor é maior, o corte médio de preços foi de 19,3%.
“A decisão da Sainsbury’s de ampliar o Aldi Price Match para as lojas de conveniência é um movimento ousado, que pretende posicionar a marca como a opção mais acessível do segmento”, afirma Kirk Brazier, diretor de crescimento da ESA Retail. “A varejista conseguiu iniciar uma discussão importante sobre acessibilidade e valor no varejo de conveniência, uma área normalmente marcada por preços mais elevados”, acrescenta.