A Café Quilombo, marca que promove o protagonismo negro através do café, celebra uma nova fase com a parceria com a Rede Hirota, uma das maiores redes de supermercados de São Paulo. Esta colaboração reflete o compromisso da marca em disseminar o conhecimento sobre a ancestralidade preta e valorizar a resistência do povo brasileiro.
“Estar nas gôndolas do Hirota é mais do que uma conquista comercial. É uma forma de mostrar nossa força e resiliência, atributos também presentes nos nossos grãos”, afirma o fundador da Café Quilombo, Danilo Negrete. “O Hirota tem um público fiel e exigente, e nossa presença lá reforça a força e o alinhamento da nossa marca com os melhores produtos do mercado”.
O produto comercializado é o Dandara, café moído de 250g com torra média e sabor gourmet. A escolha desse café foi pensada para o perfil de consumo dos clientes do Hirota, que buscam qualidade e intensidade. O grão utilizado é o Robusta (ou Conilon), tradicionalmente marginalizado, mas escolhido pela marca por sua força, intensidade e resiliência – características que refletem a história e a identidade do povo negro.
“Durante muito tempo, o grão Robusta foi desvalorizado, mas escolhemos justamente por refletir nossa identidade. Ele é forte e resistente, assim como a trajetória do povo negro, que luta pela superação e protagonismo. Para nós, ele é mais do que um ingrediente – é um símbolo de resistência”, destaca Negrete.
Os consumidores encontram o Dandara nas gôndolas de cinco unidades do Hirota: três no bairro Ipiranga (onde está o centro de distribuição da Café Quilombo) e duas no Morumbi e Santa Cecília. E a previsão é expandir para mais lojas em 2025, além de iniciar vendas online.
A parceria também traz benefícios diretos para os consumidores, oferecendo maior facilidade de acesso aos produtos da Café Quilombo. “Muitos preferem fazer compras em mercados de bairro, perto de casa. Nossa presença no Hirota facilita o acesso aos nossos produtos e nos aproxima ainda mais dos nossos clientes, proporcionando uma experiência mais rica, com degustações e trocas de conhecimentos sobre o café”, explica Negrete.
Para a Café Quilombo, essa parceria é uma vitória no fortalecimento do protagonismo negro no mercado de cafés especiais, promovendo tanto a qualidade do produto quanto a história do café brasileiro. “Nosso objetivo é ‘aquilombar’ o varejo nacional, trazendo para as gôndolas nomes e histórias de personalidades que ajudaram a escrever nossa história”, conclui Negrete.
Sobre a Café Quilombo
A Café Quilombo é uma marca de café especial que utiliza o café para promover o protagonismo negro e espalhar o conhecimento sobre a ancestralidade preta. Com grãos Robusta (ou Conilon) de altíssima qualidade, a empresa valoriza o café brasileiro e busca criar uma conexão mais profunda entre o consumidor e a cultura do povo negro.
Sobre o Hirota Supermercados
Fundada em 1961, a Rede Hirota é uma das maiores e mais tradicionais redes de supermercados de São Paulo, com um compromisso em oferecer qualidade, inovação e atendimento diferenciado aos seus clientes.