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Cadeia de suprimentos foi tema do último ABRAS food retail future

Executivos supermercadistas e da indústria do varejo alimentar realizaram uma imersão sobre o futuro do setor

De Edevaldo Figueiredo
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Faltam poucos dias para a ABRAS’24 food retail future! Realizado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), o evento reunirá mais de 1.200 convidados para conhecer a visão de futuro e a estratégia do varejo alimentar brasileiro.

Em sua última edição, grandes executivos do varejo alimentar, entre supermercadistas e indústrias, se reuniram para uma imersão sobre os destinos do setor. Entre os temas de destaque à época, “O Futuro da Cadeia de Suprimentos” recebeu bastante atenção entre os presentes.

O planejamento comercial do varejo costuma ser feito olhando os dados do passado e projetando o futuro. Mas, para ter sucesso em um mundo cada vez mais instável e que se move em alta velocidade, é preciso mudar. A nova atitude assemelha-se a atuar como um GPS, analisando a posição em tempo real e, então, calculando a rota para o aumento das vendas.

“Não se trata de resolver problemas do passado, e sim de criar oportunidades para o futuro. Olhar para trás não gera valor nem cria crescimento”, afirmou à época o presidente da Mondelez Brasil, Liel Miranda. Para o executivo, a solução é direcionar a atenção ao que o shopper busca e trabalhar para entregar o que ele procura. “Só o foco no cliente gera resultado”, destacou.

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Olhar para a frente tem sido uma espécie de mantra do Grupo Pão de Açúcar. A rede supermercadista tem passado por uma profunda transformação ao desmembrar a operação de atacarejo (Assaí), deixar o formato de hipermercados e focar os mercados premium e de proximidade.

“O GPA de hoje não é o mesmo de dois ou três anos atrás. Por isso, analisar a base histórica não nos ajuda a construir o futuro”, disse o CEO da empresa, Marcelo Pimentel. “Precisamos engajar o cliente, mas só com o apoio da indústria conseguimos fazer isso de forma efetiva”, explicou. “Nessa parceria, todos precisam sair ganhando. Só assim se cria um relacionamento de confiança para desenvolvermos investimentos em longo prazo”, comentou.

No Tenda Atacado, a visão de crescimento foi definida há cinco anos, com base em três pilares estratégicos: foco no cliente, engajamento dos colaboradores e relacionamento com os fornecedores. “Avançamos da concepção de planos de negócio em conjunto (JBP) para a criação conjunta de valor (JVC) inicialmente com 32 fornecedores, que representavam 50% do nosso volume de vendas. Aos poucos, fomos ampliando”, afirmou o CEO da empresa, Marcos Samaha. “Estabelecemos um planejamento olhando para o futuro e construindo juntos um caminho de crescimento com foco no cliente”, explicou.

Essa jornada só tem sucesso se houver confiança entre varejo e indústria, troca regular de informações, dados confiáveis, metodologia, disciplina e uma visão clara. “A consistência é essencial para gerar valor para o cliente, para o fornecedor e para nós”, comentou Samaha. Para Liel Miranda, da Mondelez, o princípio de tudo está em garantir o abastecimento correto. “Trabalhando com o varejo, reduzimos o estoque dos clientes pela metade e, ao mesmo tempo, a ruptura caiu de 10% para 3%. Isso mostra o potencial de ganhos com uma estrutura de dados consistente e o compartilhamento de informações”.

A criação de valor entre a indústria e o varejo pode assumir várias formas: aspectos comerciais, financeiros, ligados ao conceito de ESG e outros. “O mais importante é que exista a construção de confiança entre as partes, e isso só vem com o relacionamento e com o passar do tempo. Por isso, é um processo de longo prazo, que depende de fazer escolhas e tomar decisões”, comentou a diretora comercial do Advantage Group, Rosana Carvalho.

Para o diretor-geral da NielsenIQ Brasil, Alfredo Costa, o sucesso só ocorre quando existem objetivos em comum. “Cada vez mais, o varejo e a indústria podem falar a mesma língua, usando KPIs e dados em comum para quebrar os silos internos e as barreiras culturais entre os negócios. Só assim é possível gerar valor em conjunto, com foco no que é melhor para os clientes”, completou.

ABRAS’24 food retail future

Com o tema “The Consumer Life Challenge – Melhorando a vida do consumidor”, a ABRAS’24 food retail future terá a participação dos maiores decisores do varejo alimentar brasileiro, de 15 a 17 de setembro no Royal Palm Plaza Resort, em Campinas, São Paulo.

A programação abordará a agenda empresarial, temas institucionais, políticos e econômicos, reunindo especialistas nacionais e internacionais, e autoridades que compartilharão suas perspectivas sobre como compreender e decifrar a realidade da vida dos consumidores brasileiros, visando melhorar suas vidas.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Galassi, o encontro promete ser transformador, proporcionando aos líderes do varejo alimentar brasileiro a visão, a estratégia e o conhecimento necessários para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do futuro. “O futuro do varejo alimentar no Brasil depende de nossa capacidade de inovar e de atender às necessidades dos consumidores de forma próxima, eficaz e sustentável. Com a ABRAS’24 food retail future, queremos inspirar e orientar o setor para que possamos juntos mergulhar na vida dos consumidores e definir as novas fronteiras do varejo alimentar no Brasil”, afirma Galassi.

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Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

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