Varejista amplia uso de terminais de autoatendimento em suas lojas, inclusive para compras de grande porte
A rede supermercadista britânica Tesco decidiu ampliar o uso de terminais de self checkout para grandes lojas e para compras de maior porte, que exigem o uso de carrinhos. O movimento representa um dos passos mais sérios da líder do setor na automação dos processos de pagamento em seus pontos de venda.
A empresa pretende eliminar a maioria dos caixas tradicionais de suas lojas, depois de ter notado um forte aumento na procura pelos terminais de autoatendimento. Segundo a companhia, os testes realizados com áreas mais amplas de self checkout – que permitem o uso de carrinhos de compra, e não apenas de cestas – se mostraram bem-sucedidos.
Na opinião de Steve Dresser, CEO da consultoria britânica Grocery Insight, o movimento não necessariamente representa a demissão de colaboradores, uma vez que a maioria dos caixas tradicionais fica ocioso em boa parte do tempo nos grandes supermercados. “É um espaço subutilizado que ganha produtividade”, afirma.
Ainda assim, esse movimento motivará uma grande mudança no layout das lojas. Para Bryan Roberts, analista da IGD, acredita que a mudança em direção ao self checkout fará com que a Tesco aproveite o espaço em promoções e para a venda de itens sazonais. Outra possibilidade é o aumento da área dedicada a itens com baixo teor de gordura, sal e açúcar (HFSS), uma forte tendência no mercado britânico.