Em sua 4ª edição, o Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS – ESG debaterá temas como reforma tributária de consumo, política nacional de resíduos sólidos, modernização do sistema de prazo de validade e isenção de doações de alimentos
O Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS – ESG vai reunir, no dia 10 de junho, no B Hotel em Brasília, as principais autoridades e lideranças dos setores que compõem a Cadeia Nacional de Abastecimento. Esta é a quarta edição do evento, que é promovido anualmente pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) com o objetivo de debater ideias e soluções para desafios estratégicos, econômicos, mercadológicos, institucionais e regulatórios da Cadeia.
Dezesseis entidades que compõem o FCNA estarão no evento. Juntas, elas representam os setores que vão desde os insumos agropecuários até o varejo alimentar e somam cerca de 80% da produção nacional consumida no Brasil.
A programação do evento prevê a discussão de temas como a redução de custos, com foco na aprovação de leis complementares da reforma tributária; promoção do consumo consciente através da economia circular; combate ao desperdício com a adoção do conceito “best before”, que estende a data de validade dos produtos alimentícios; enfrentamento da fome, que pretende isentar de impostos doações de alimentos e criar uma plataforma que ajuda a conectar o mapa do desperdício com o mapa da fome.
Esta edição traz uma inovação no formato, que propiciará que a sociedade civil organizada, representada pelas 16 entidades que compõem a Cadeia, debata com as autoridades governamentais em um desenho circular. Para o presidente da ABRAS, João Galassi, a edição de 2024 promoverá mais troca de conhecimento e maior compartilhamento de conteúdo. “O debate ficará ainda mais rico e envolvente porque traremos um desenho inovador, que ampliará as oportunidades de diálogo e de contribuição de cada um dos elos dessa importante cadeia”, explica.
Também participarão do evento apoiadores institucionais, como Fernando Gamboa, sócio líder de Consumo e Varejo da KPMG no Brasil e América do Sul, Joélcio Carvalho, gestor de programas do Centro de Excelência Contra a Fome no Brasil do Programa Mundial de Alimentos da ONU, e Camila Valverde, diretora de impacto da Rede Brasil do Pacto Global da ONU.
Como realizado nas edições passadas, ao final do evento será publicado um relatório com as principais conclusões e apresentação das definições para cada tema discutido, o que permite o acompanhamento da implementação das ações propostas e o acesso ao conteúdo. Acesse os relatórios de edições anteriores.
Integram a Cadeia Nacional de Abastecimento: Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS; Associação Brasileira do Agronegócio – ABAG; Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários – ANDAV; CROPLIFE BRASIL; Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC;
Associação Brasileira da Indústria de Alimentos – ABIA; Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores – ABAD; Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – ABIHPEC; Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional – ABIPLA; Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas – ABIR; Associação Brasileira de Proteína Animal – ABPA; Associação Brasileira de Logística – ABRALOG; Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio – ABRALATAS; Associação Brasileira dos Produtores de Milho – ABRAMILHO; Associação Nacional de Restaurantes – ANR; Associação Brasileira de Embalagem – ABRE
Serviço
4º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS – ESG
Data: 10 de junho de 2024
Horário: 9h às 17h30
Local: B Hotel, Brasília – DF
fcna.abras.com.br
Jornalistas interessados na cobertura presencial devem preencher o formulário.