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Black Friday “à brasileira”: hiper e supermercados devem abocanhar maior fatia de recursos

Expectativa é que o comércio receba volume recorde de R$ 5,4 bilhões este ano, devido à temporada de compras que tem como marco esta sexta-feira (28)

De Redação SuperHiper
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As projeções para a Black Friday colocam o varejo alimentar como o segmento que mais deve ganhar com a temporada de compras, cujo marco este ano é esta sexta-feira (28). Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC), a sazonalidade deve movimentar um volume recorde de R$ 5,4 bilhões, montante 2,4% superior ao registrado no ano passado (R$ 5,27 bilhões). Desse total, hiper e supermercados devem abocanhar R$ 1,32 bilhão.

Um detalhe chama a atenção: a pesquisa não se refere a um dia específico, mas ao impacto ao longo de todo o mês de novembro. “Isso é uma característica da Black Friday brasileira”, explica o economista-chefe da CNC, Fabio Bentes.

A data já ocupa o quinto lugar entre as mais importantes do varejo, atrás do Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais.

Entre os fatores que sustentam as projeções otimistas estão a desvalorização do dólar, a desaceleração da inflação e o crescimento do emprego e da renda. A taxa de desemprego chegou a 5,6% no trimestre encerrado em setembro, o menor nível da série histórica do IBGE, iniciada em 2002.

Por outro lado, juros elevados e endividamento das famílias limitam um desempenho ainda maior. O estudo cita dados do Banco Central que apontam taxa média de juros de 58,3% ao ano no crédito livre para pessoas físicas — maior patamar para esta época desde 2017. Já levantamento da CNC mostra que 30,5% das famílias têm contas em atraso. A concorrência com o setor externo, via importações, também pressiona o varejo nacional.

Apesar do cenário desafiador, pesquisas indicam um consumidor mais planejado. Segundo levantamento do Serasa com o Opinion Box, 72% dos consumidores dizem estar se preparando financeiramente e 42% pretendem comprar na Black Friday.

Varejo alimentar: categorias mais promissoras

Levantamento da Rock Encantech revela que a Black Friday já gerou aumento de até 30% no faturamento do setor supermercadista em edições anteriores. Entre as categorias com maior potencial estão alimentos, vinhos, café e itens de perfumaria.

Para o diretor-executivo de Operações Hiper, Super e Proximidade do Carrefour, Marco Alcolezi, o período também se consolida como momento para antecipar compras de fim de ano.

Itens sazonais ligados ao verão, por exemplo, protetores solares, também ganham destaque, assim como pneus, muito procurados para manutenção antes das viagens de fim de ano.

Nos setores clássicos da data, eletrônicos seguem fortes, especialmente televisores. A rede observa ainda aumento de clientes que aproveitam o evento para realizar a compra mensal, atraídos por ofertas em higiene e limpeza, mercearia e bebidas.

Dicas

“A Black Friday pode ser um divisor de águas para o supermercadista. Desconto todo mundo oferece — experiência, poucos constroem”, destaca o sócio-diretor da Cherto Consultoria, Américo José.

Confira as dicas:

1. Antecipação é vantagem competitiva: pré-campanhas, listas de desejo, pré-vendas exclusivas e ofertas segmentadas.
2. Curadoria aumenta o tíquete médio: combos e kits geram conveniência.
3. Personalização é mais eficaz do que gritar preço: ofertas baseadas em dados reais e direcionadas engajam mais.
4. Digital como aliado: jornada híbrida exige integração entre loja física e canais digitais.
5. Logística e exposição são decisivas: itens estratégicos devem estar em “zonas quentes”; no digital, entrega rápida e frete competitivo.

Ações

Seguindo a estratégia da antecipação, várias redes varejistas já deram a largada, entre elas Carrefour, Supernosso, Verdemar, Coop e Novo Atacarejo. E o Savegnago, por sua vez, aposta no poder da comunicação digital.

No Carrefour, entre as ações estratégicas que antecederam o evento, destacaram-se o “Sinal Black”, realizado no primeiro fim de semana de novembro, e o “Feriadão Black”, que aproveitou o feriado prolongado de 20 de novembro, único do segundo semestre. Durante esses períodos, algumas lojas operaram em horário especial, ampliando o alcance das ofertas e garantindo maior conveniência aos consumidores em todas as regiões do país.

A empresa também está apostando na integração entre os canais físicos e digitais como um dos principais diferenciais competitivos, ou seja, a omnicanalidade como um pilar estratégico da operação, com as lojas físicas atuando como hubs de distribuição. “O e-commerce é uma ferramenta fundamental de relacionamento e fidelização, pois proporciona conveniência, agilidade e integração. A digitalização torna a jornada do cliente mais fluida, eficiente e personalizada, fortalecendo o vínculo entre marca e consumidor. Por sua vez, as lojas oferecem a possibilidade de experimentação e a agilidade de levar o seu produto para casa na hora”, afirmou Alcolezi.

O executivo reforçou ainda que, as lojas concentram ações promocionais mais amplas, enquanto o aplicativo e o site têm papel estratégico na oferta de benefícios e descontos exclusivos. Além disso, as vendas digitais também têm a participação de parceiros comerciais, uma vez que o Carrefour opera como marketplace, ampliando o portfólio disponível e diversificando condições especiais.

Já no Sam’s Club, a proposta foi reforçar categorias que traduzem o diferencial do formato oferecido. Com um mix variado e uma curadoria de portfólio especializada, a rede está oferecendo aos sócios condições especiais em produtos para casa, itens importados e produtos exclusivos Member’s Mark.

“Estamos convidando os sócios a conhecerem as ofertas antecipadamente, acompanhando a estratégia do grupo de ampliar o calendário promocional. Ao oferecer benefícios e condições diferenciadas de acordo com cada perfil, reforçamos a percepção de valor da experiência do clube”, destacou o CMO de Carrefour Varejo e Sam´s Club, Júlio Alves. A campanha do Sam’s Club começou antecipadamente, com pré-venda on-line e inclusão de novos produtos a cada semana até 28 de novembro, totalizando mais de 200 ofertas.

O Supernosso deu início à sua Black Friday com uma estratégia especial: os clientes cadastrados no programa de fidelidade “Prime” terão acesso antecipado às promoções até 26 de novembro. As ofertas estão sendo liberadas, desde o dia 24, de forma segmentada e personalizada e enviadas diretamente para esse grupo. E, entre os dias 27 e 30 de novembro, as ofertas passam a valer para todos. Basta informar o CPF no momento da compra para garantir os descontos.

Desde o dia 19 de novembro, o Verdemar já entrou no clima da data e lançou o “Esquenta Black Friday”, com ofertas válidas até 26 de novembro, um aperitivo das promoções que vão tomar as gôndolas das 17 lojas, a partir do dia 27. Nesta quinta-feira, quando a Black Friday oficial começa, a varejista retorna com milhares de produtos em condições especiais e descontos em todos os setores: de produtos de marca própria a itens de padaria e confeitaria. Os clientes interessados em aproveitar as promoções devem estar cadastrados no programa Meu Verdemar. Mais informações sobre as promoções estão disponíveis no site oficial verdemaratevoce.com.br e nas redes sociais da rede (@supermercadoverdemar).

A Coop programou uma semana inteira de ofertas especiais. Assim, desde segunda-feira (24), está acontecendo a Coop Friday. “Teremos preços diferenciados em diversas categorias em todas as unidades de varejo alimentar e, para quem optar pelos canais digitais, haverá condições exclusivas. Na sexta-feira, dia 28, nossos cooperados e clientes poderão aproveitar descontos de até 60% ou combos promocionais do tipo ‘leve e pague’”, informa a diretora comercial, Andrea Pinto.

No caso do Novo Atacarejo, com 37 lojas entre Pernambuco e a Paraíba, a ação começa oficialmente no dia 27 e vai até 30 de novembro. Mas, desde segunda (24), já há ofertas nas unidades. Segundo a gerente de marketing do grupo, Jéssica Almeida, a estratégia é ampliar em uma hora o horário de funcionamento das unidades e baixar ainda o preço de mais 100 itens, em todos os setores, como bazar e eletroeletrônicos. De acordo com ela, foi feita negociação prévia com fornecedores para ampliar a oferta de itens para a “Super Black do Povo”. Os produtos sinalizados com a campanha também poderão ser parcelados via cartão próprio da rede, o Novo Card.

Por sua vez, o Savegnago Supermercados transmitirá, ao vivo, a Live Black Friday, no dia 28 de novembro, das 11h às 13h, no YouTube, Instagram, Facebook e no Live Shop (site e aplicativo) da rede. O público acompanhará em tempo real as promoções e poderá participar de uma experiência de compra ampliada, com opções tanto para quem prefere ir até a loja quanto para quem opta pelo site e app, que oferecem modalidades de entrega em casa ou Retire na Loja. Além disso, o grupo também prepara ações de descontos e ofertas especiais durante a semana em que a ação “Black Friday” acontece.

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