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Bistek opta por navegar no “oceano azul” das lojas de supermercado

Em entrevista exclusiva ao site SuperHiper, rede fala sobre estratégia de remar contra a maré do atacarejo, além do plano de expansão no Rio Grande do Sul e meta de faturar R$ 3 bilhões neste ano

De Redação SuperHiper
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Por Giseli Cabrini

Oferecer mais valor agregado a preços justos em seus pontos de venda. Essa é a estratégia do grupo Bistek, rede de origem catarinense, que tem remado na contramão da concorrência de investir no atacarejo. Fiel à sua essência, a varejista optou por navegar num “oceano azul”, isto é, em águas que conhece bem e menos disputadas pelos rivais: o formato de supermercado.

É claro que o Bistek tem seus diferenciais para fisgar os clientes, como frutas, legumes e verduras (FLV) sempre fresquinhos, açougue abastecido com carnes de frigorífico próprio e floricultura com mix variado. Outro trunfo é a importação própria, o que permite maior diferenciação e até trabalhar com perecíveis vindos do exterior.

Quanto a formatos, no ano passado, houve a inauguração da loja de Balneário Camboriú. Trata-se de um supermercado de vizinhança, um novo modelo que aposta em uma experiência de consumo inédita para o grupo, com pratos prontos e uma grande seleção de itens sempre frescos.

A rede também está atenta às oportunidades que o avanço da tecnologia traz em termos de inovação a fim de proporcionar a melhor experiência aos consumidores. Prova disso, foi a adoção de “carrinhos inteligentes”, inicialmente na loja do bairro Costeira, em Florianópolis (SC). No caso de inteligência artificial (IA), ela já é utilizada em iniciativas-piloto, como a análise e o entendimento das cestas de compras e de mix. E ainda no uso de IA preditiva para auxiliar na prevenção de quebras de perecíveis.

Quanto à estratégia de crescimento da companhia, ela passa pela revitalização das lojas antigas e o avanço orgânico delas. Outro ponto é avançar em mais unidades, identificando novos endereços para ficar próximo do consumidor e, assim, evitar longos deslocamentos e perda de tempo no trânsito.

Atualmente o grupo tem 27 lojas, sendo 22 em Santa Catarina e 5 no Rio Grande do Sul. Nos planos de investimentos e expansão, o grande destaque é para Porto Alegre e sua Região Metropolitana. Em breve, será entregue a unidade de Tramandaí (RS) e há um projeto para um novo estabelecimento em Porto Alegre. A meta é chegar a 12 unidades no Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, existem planos para mais uma loja na capital catarinense, no bairro Itacorubi. Diante disso, a expectativa do Bistek, que faturou R$ R$ 2,5 bilhões no ano passado, é elevar a cifra e alcançar R$ 3 bilhões em 2025.

Tudo isso foi revelado pelo diretor comercial do Bistek, Walter Ghislandi, à equipe de SuperHiper, em uma entrevista exclusiva. Confira, a seguir, a íntegra desse bate-papo.

Fundado em 1979 em Nova Veneza (SC), o Bistek tem se reinventado ao longo dos anos em sintonia com as mudanças dos hábitos de consumo. Inicialmente, se voltava aos preços baixos e atualmente tem apostado no conceito de loja “premium”. Como foi essa trajetória? Quais os pontos de destaque? E os desafios?

Nossa história começou há 46 anos com irmãos iniciando uma loja em Nova Veneza (SC). Tivemos um crescimento exponencial e algum tempo depois chegamos a Criciúma (SC), que foi um dos nossos pontos de virada. A cidade aceitou muito bem nossa proposta, o que foi fundamental para a nossa caminhada. Depois fomos para Blumenau (SC), município com uma cultura própria, uma economia mais forte e um perfil de público totalmente diferente do que a gente atendia. Foi preciso entender tudo isso de forma rápida para nos adaptar. Por isso, considero que o sucesso em Blumenau foi muito importante. Começamos, então, o sonho da estadualização e, para isso, precisávamos entrar na capital. Esse foi um ponto muito marcante, pois a Grande Florianópolis tem uma participação muito importante no nosso negócio. E há uns sete ou oito anos iniciamos uma mudança de posicionamento, que é um processo lento, sempre difícil de ser colocado em prática. Mas uma coisa que sempre mexia conosco era chegar a Porto Alegre (RS). Era um grande desafio e um grande passo, porque se a gente conseguisse, teríamos projeção nacional. Porto Alegre é uma das praças mais exigentes do Brasil. E conseguimos, fomos muito bem-recebidos.

Até o momento, a rede possui quantas lojas em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul? O que há de concreto em termos de expansão?
Hoje temos 27 lojas, sendo 22 em Santa Catarina e 5 no Rio Grande do Sul. Nos nossos planos de investimentos e expansão o grande destaque é para Porto Alegre e sua Região Metropolitana. Vamos entregar, em breve, a unidade de Tramandaí (RS) e temos projeto para uma nova em Porto Alegre. Nossa meta é chegar a 12 unidades no Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, entregamos, no fim do ano passado, nossa loja conceito, no bairro Abraão, região continental de Florianópolis. É um estabelecimento espetacular, com estética supermoderna, layout atualizadíssimo, que conversa com as expectativas do consumidor contemporâneo e com o futuro do setor. Para este ano, temos planos para mais uma loja na capital catarinense, no bairro Itacorubi.

O Bistek se diferencia por ser fiel ao formato supermercado, correto? Por que não investir em outros, como o atacarejo? Há planos para outros modelos, como minimercados autônomos em condomínios ou lojas de proximidade mais compactas, por exemplo?
Não temos planos para entrar nesse modelo de negócio do atacarejo. Há cerca de quatro anos, tomamos a decisão de nos especializarmos no canal supermercadista. Entender bem o consumidor, com um modelo mais voltado para soluções práticas para o dia a dia e foco em frutas, verduras e perecíveis, em geral. Estamos nos tornando referência em algumas dessas categorias, o que nos deixa felizes e mostra que a decisão foi acertada. No ano passado, também inauguramos a loja de Balneário Camboriú, no centro, que é uma experiência nova. Trata-se de um supermercado de vizinhança muito bem-localizado, um novo modelo que nos desafia. É uma aposta em uma nova experiência de consumo, com pratos prontos e uma grande seleção de itens sempre frescos. Percebemos que ir ao supermercado para fazer as compras do dia, em vez de fazer uma só ao mês, já é rotina para muitos dos nossos clientes. Nesse novo cenário, as pessoas querem ter sempre à mão produtos mais frescos e é essa nossa proposta.

Santa Catarina é um dos estados com a concorrência mais acirrada do varejo alimentar. Como se diferenciar e expandir?
Nossa estratégia de crescimento passa pela revitalização das nossas lojas antigas e o avanço orgânico delas. Acreditamos que há um espaço grande para crescer com a modernização das nossas unidades. Outro ponto é avançar em mais lojas, identificando novos endereços para ficar próximo do consumidor. Atualmente a mobilidade é muito importante e ninguém quer ficar no trânsito para ir ao supermercado.

O ano passado vocês encerraram com qual faturamento? Qual é a meta para 2025?
Fechamos 2024 com um faturamento de R$ 2,5 bilhões e projetamos para este ano a meta de R$ 3 bilhões.

Em relação ao mix, entre os diferenciais estão as seções de açougue, FLV e floricultura. Fale sobre isso e, também, a respeito do frigorífico próprio.
Nossas seções de açougue, FLV e floricultura são áreas em que temos investido bastante nos últimos anos e que nos diferenciam da concorrência. Nosso objetivo é ampliar a penetração da marca em novos públicos, que valorizam produtos de maior valor agregado, mas não abrem mão de preços justos. Com frigorífico próprio, cortamos e embalamos as carnes que vendemos, o que facilita o rastreamento de animais (criados em fazendas certificadas) e o controle de qualidade. Nossa seção de FLV é a que mais cresce na empresa há 14 anos consecutivos. Mantemos o setor atualizado com o que há de melhor em qualidade no mercado, trazendo frutas e legumes de 29 países e carregando na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp- SP) três vezes por semana, o que nos garante um mix fresco e completo. O setor de floricultura também ganha destaque nas nossas lojas, com plantas trazidas de Holambra (SP), a capital brasileira das flores.

E quanto aos importados?
Esse é um outro setor em que apostamos bastante e estamos desenvolvendo um trabalho bastante positivo. Atuamos com importação própria, buscando um mix variado de produtos, que incluem vinhos, espumantes, massas, azeites, chocolates, molhos, cafés, bem como FLV. Os importados são muito interessantes porque nos oferecem uma maior possibilidade de diferenciação e enriquecem nossa oferta de mercadorias com mais novidades para o consumidor.

Recentemente, a rede resolveu investir em “carrinhos inteligentes”. Como tem sido esse aporte em tecnologia? Quais outras áreas têm sido contempladas e por quê? Como está o uso de inteligência artificial (IA)?
Estamos sempre em busca de inovações para proporcionar a melhor experiência aos nossos clientes. Vemos a tecnologia como uma ferramenta fundamental para otimizar a experiência de compra, tornando-a mais ágil, conveniente e personalizada. Implantamos os “carrinhos inteligentes”, inicialmente na nossa loja do bairro Costeira, em Florianópolis. Com a tecnologia da startup Nextop, nosso objetivo foi agilizar e facilitar o processo de compras. Desde a implementação, temos observado uma aceitação positiva por parte dos clientes, que valorizam a autonomia e a agilidade em suas compras. Monitoramos os indicadores de desempenho e acompanhamos feedbacks dos clientes sobre a utilização dos carrinhos. Valorizamos a inovação e reconhecemos o seu potencial em diversas áreas do varejo, por isso temos direcionado esforços em ações como a personalização da experiência do cliente, investindo em ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) e análise de comportamento de compras para entender melhor as necessidades e preferências nossos clientes. Nas lojas físicas, exploramos tecnologias como etiquetas eletrônicas para melhorar a precificação, a comunicação de informações sobre os produtos e otimização de tempo. Também investimos continuamente em nossa plataforma de e-commerce para oferecer uma experiência de compra mais fluida aos nossos clientes. Entendemos que a IA desempenha um papel importante no varejo e temos diversas iniciativas-piloto, como a análise e o entendimento das cestas de compras e de mix. E, mais recentemente, estamos trabalhando em uma iniciativa de uso de IA preditiva para auxiliar na prevenção de quebras de perecíveis.

Outro trunfo está no programa de fidelidade, certo? O que ele tem de especial e o que ele tem entregado para a rede?
O Clube Bistek foi lançado em 2014 e atualmente possui mais de 900 mil clientes cadastrados. Nosso programa de relacionamento oferece benefícios especiais e exclusivos para nossos consumidores. O cadastro é gratuito e basta o cliente se identificar no caixa para aproveitar as promoções e descontos. Destaque para as campanhas de selos de desconto que dão direito à aquisição de itens exclusivos. Tudo isso permite que o cliente tenha uma experiência diferenciada de compra e nos aproxima ainda mais do nosso público. O aplicativo Bistek é um canal de relacionamento que proporciona mais vantagens ao nosso cliente fidelizado, com ofertas especiais, além de ações específicas e eventos. Isso nos permite oferecer promoções personalizadas, recomendações relevantes e uma comunicação mais eficaz por meio de diferentes canais.

Um dos desafios do setor como um todo está na questão da mão de obra. O que o Bistek tem feito para driblar isso e como a UniBistek colabora para contornar esse gargalo?
Trabalhamos com oportunidade para primeiro emprego a partir de 16 anos, podendo o jovem aprender e se desenvolver por meio dos cursos e treinamentos na Unibistek. Apostamos muito também na contratação de imigrantes, em parceria com algumas organizações não governamentais (ONGs). Dentro da Unibistek possuímos uma integração em espanhol para facilitar a inclusão e a aprendizagem desses colaboradores. Para driblar a falta de mão de obra, também não exigimos experiência, pois o conhecimento pode ser adquirido por meio dos mais de 300 cursos e treinamentos que possuímos na universidade corporativa. Outro diferencial é a possibilidade de crescimento profissional dentro da empresa, que é um ponto que faz parte da cultura do Bistek.

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Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

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