Home SeçõesEventos BHB Festival discute tendências, inovação e futuro da alimentação saudável

BHB Festival discute tendências, inovação e futuro da alimentação saudável

Principal fórum sobre alimentos, bebidas, suplementos e ingredientes acontecerá de 29 a 30 de outubro, em São Paulo

De Edevaldo Figueiredo
0 Comentário

O BHB Festival – principal fórum voltado para o setor de alimentos, bebidas, suplementos e ingredientes – será realizado de 29 a 30 de outubro, na capital paulista São Paulo. Com a presença de grandes marcas e especialistas da área, o evento apresentará tendências, cases de sucesso, inovações em ingredientes e produtos, além de estudos inéditos sobre alimentação saudável. De acordo com projeções mais recentes da Euromonitor Internacional, o setor de alimentos saudáveis no Brasil deve registrar crescimento de 27% até 2025.

Realizado pela Francal e pela Equilibrium, consultoria especializada em inovação para saúde e nutrição, o BHB Festival chega a sua 14ª edição. “Vamos, juntamente com os maiores players da indústria, redefinir o significado de saudável. Não basta ser nutritivo, precisa também ser saboroso, acessível e funcional. Para isso, precisamos pensar nas categorias, nos ingredientes e no que há disponível na ciência hoje para trazermos inovação em alimentos, bebidas e suplementos no Brasil”, afirma a fundadora e CEO da Equilibrium, Cynthia Antonaccio.

Para a head de produtos da Francal, Valeska Ciré, o evento promete gerar oportunidades de negócios valiosas, alcançando um público decisor na indústria alimentícia e de suplementos wellness, bem-estar e estilo de vida saudável.

O evento será dividido entre os palcos BHB IN (Inovação e Negócios) e o Summit, em dois dias de programação intensa. Voltado para profissionais do marketing e P&D, empresários e especialistas interessados, o BHB IN terá palestras que prometem moldar as próximas tendências do mercado. Pautas sobre sustentabilidade, futuro da alimentação, ingredientes inovadores, panorama do mercado de alimentos, biotecnologia, crescimento dos suplementos no Brasil, varejo verde, nova era das bebidas, ascensão da “snackficação” e saúde integrativa terão destaque no palco. Já o Summit, direcionado a profissionais da saúde, médicos e nutricionista, convidados, abordará as descobertas científicas mais recentes, avanços tecnológicos e práticas inovadoras que estão transformando a saúde e o bem-estar.

Por sua vez, o FoodHub é um espaço destinado a startups que podem expor seus produtos e fazer networking com grandes players da indústria. O destaque fica por conta da Batalha de Startups. Cinco startups finalistas disputarão um prêmio estimado em R$ 100 mil entre produtos e serviços.

Para encerrar o evento, no dia 30, será realizada a entrega de troféus do Prêmio Top Marcas Categorias Saudáveis 2024 que reconhecerá as marcas de alimentos, bebidas e suplementos mais lembradas e recomendadas pelos nutricionistas em todo o Brasil. As categorias premiadas serão: suplementos esportivos; vitaminas e minerais; probióticos; snacks; bebidas saudáveis; leites e derivados; pães, massas e biscoitos; comidas prontas e marcas veganas/plant-based.

Tendências e novidades por segmentos que serão apresentadas durante o festival:

Alimentos:

– A nova rotulagem nutricional colocada em prática pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em 2023, reforça o movimento por uma alimentação mais saudável, uma vez que contribui para que grande parte da população entenda melhor o que consome.

– Cada vez mais apressados e sem tempo, os consumidores modernos passaram a incluir em sua rotina alimentar o consumo de snacks. Trata-se de um fenômeno chamado de “snackficação” das refeições. Esse dado, associado ao crescimento da alimentação saudável no País, estimula a indústria a produzir snacks mais sofisticados, isto é, menos calóricos, mais saborosos e nutritivos. Segundo a Mintel, as inovações em snacks no Brasil (novos produtos, excluindo novas embalagens) cresceram 45,5% nos últimos dez anos.

Bebidas:

– As bebidas funcionais também ganham protagonismo, pois passam a oferecer benefícios que vão além de saciar a sede, redefinindo a forma de se hidratar. O mercado global de bebidas funcionais deve atingir, até 2026, cerca de US$ 249,5 bilhões de dólares, de acordo com o Euromonitor Internacional.

– Entre as tendências está a de bebidas feitas com “cafeína limpa”, isto é, os chamados estimulantes naturais. Há também as que ajudam a melhorar o sono. Já as foco na saúde intestinal trazem adição de fibras probióticas e nutrientes probióticos. E, por fim, temos as bebidas ricas em nutrientes que, de fato, auxiliam na qualidade de vida do consumidor.

Suplementos:

– A categoria de suplementos reúne todos os produtos que buscam complementar a dieta fornecendo nutrientes, como vitaminas, minerais, aminoácidos, proteínas, ácidos graxos, fibras ou outras substâncias, como plantas ou ervas. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD), o setor movimentou cerca de R$ 6 bilhões em 2020, com uma taxa de crescimento anual média de 10% nos últimos cinco anos.

Serviço – BHB Festival 2024
Data: 29 e 30 de outubro de 2024
Horários: das 8h às 18h
Local: Expo Center Norte (Salas Cantareira) – São Paulo (SP)

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada