Por Giseli Cabrini
A rede Supermercados BH se prepara para inaugurar seis lojas até o fim do ano, duas no Espírito Santo e quatro em Minas Gerais. O cronograma prevê aberturas em Capitólio (27/11), Viana (28/11), Anchieta (29/11), Divinópolis (11/12), Tirol (18/12) e Andradas (19/12). Portanto, o grupo encerrará 2025 com 24 lojas inauguradas e 54 unidades do Bretas convertidas, ou seja, 78 novos espaços a mais no portfólio. Com isso, fechará com 402 lojas, sendo 359 em território mineiro e 43 no estado capixaba.
O processo de conversão das unidades do Bretas foi encerrado em 7 de novembro, com a abertura do estabelecimento de Araguari (MG). A troca de bandeiras foi feita de maneira escalonada, uma vez que a compra desses espaços pelo BH passou pelo aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Em fevereiro deste ano, SuperHiper noticiou, em primeira mão, a venda da operação do Bretas Supermercados, em Minas Gerais, pelo Grupo Cencosud para o BH. Além das lojas, a negociação envolveu oito postos de gasolina e um centro de distribuição (CD).
A origem dessa negociação remonta a abril de 2024, durante um almoço organizado pelo presidente da ABRAS, João Galassi, em Brasília. O evento teve como destaque a presença do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), então presidente do Senado, e reuniu importantes lideranças do setor supermercadista para debater a proposta da Cesta Básica Nacional de Alimentos (CBNA) isenta de tributos. Na ocasião, representantes do Cencosud e dos Supermercados BH estavam presentes e, segundo relatos de fontes que estavam no evento, as primeiras tratativas sobre a aquisição do Bretas tiveram início ali.
Importante ressaltar que o Cencosud deixou de operar a bandeira Bretas apenas em Minas, mantendo as 26 lojas da marca em Goiás.